ESTADO

Em MS, Defesa Civil monitora nível de água de rio e já tem plano de ação em caso de enchente

Aferição realizada no início da tarde desta sexta-feira apurou que o nível de água estava em 4,90 metros - Crédito: Samara Oliveira (O Pantaneiro) Aferição realizada no início da tarde desta sexta-feira apurou que o nível de água estava em 4,90 metros - Crédito: Samara Oliveira (O Pantaneiro)

O Governo de Mato Grosso do Sul informou que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está monitorando o nível de água do Rio Aquidauana e anunciou já ter elaborado, em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Prefeitura Municipal e órgãos competentes, plano de emergência caso o nível do rio suba e haja necessidade de retirada das famílias ribeirinhas que vivem na região.

Em matéria divulgada no site institucional, detalha que na última aferição, realizada no início da tarde desta sexta-feira (24), o nível de água estava em 4,90 metros. “O nível normal do rio é de 3,30 metros, e a partir de 7 metros entra em estado de emergência, conforme o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia”, informou.

“Já temos um plano de ação para uma possível enchente. Mas por enquanto está sob controle. A chuva parou, e seguimos monitorando”, destacou.

Segundo o governo estadual, a maior inundação já registrada na região, foi em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou 7,42 metros. Na época 1.050 pessoas foram afetadas pela enchente.

“O volume de chuvas esperado para o mês na região era de 197,5 milímetros, mas conforme registro da Agência Nacional de Águas, a quantidade de chuva registrada até o momento, é de 214,4 milímetros, superando em 8,5% o volume de chuvas esperado para o período”, pontua.

Também foi divulgada orientação da Defesa Civil para que as pessoas que residam em áreas de risco, permaneçam em estado de alerta e acompanhem diariamente a previsão do tempo.

O cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas e avisos é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Feito o cadastro, o telefone e o endereço serão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas de possíveis fenômenos adversos de tempo. (Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul)

Comentários