PANDEMIA

Em MS, nenhum município atinge índice recomendado de isolamento

Em Dourados, índice de isolamento social é de pouco mais de 40% - Crédito: Hedio Fazan/Arquivo/Dourados News Em Dourados, índice de isolamento social é de pouco mais de 40% - Crédito: Hedio Fazan/Arquivo/Dourados News

Dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que nenhum, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atingiu índice de isolamento social de 70% recomendado pelas autoridades sanitárias como prevenção ao novo coronavírus. 

Os números são referentes ao levantamento realizado na quinta-feira (28/5) com base em dados disponibilizados pela geolocalização dos aparelhos de telefone celular. 

A informação justifica a posição incomoda da unidade da federação em relação a outras no país. MS ocupa a antepenúltima colocação no mapa nacional com apenas 37,17% de isolamento, à frente apenas de Tocantins e Goiás. 

Entre as capitais, Campo Grande aparece como a pior nesse quesito, com 36,51%.

No Estado, a cidade mais próxima de atingir a meta estipulada pelas autoridades é Taquarussu, com 63% de pessoas ‘em casa’ e um caso confirmado de Covid-19, seguida por Santa Rita do Pardo (51,9% e sem casos) e Selvíria (51,5% e uma confirmação). As três são as únicas com índice acima dos 50%.

Já na parte de baixo, aparecem Antônio João (sem casos) e Paranhos (um), respectivamente com 22,2% e 24,3%. Ambas fazem fronteira com o Paraguai. 

Brasilândia (28,3%, 15 confirmações e dois óbitos), na divisa com São Paulo e Alcinópolis (29,5% e um caso), completam a lista de municípios com isolamento abaixo de 30%. 

Maior cidade do interior e com 220 casos de coronavírus confirmados até a quinta-feira, Dourados aparece em situação intermediária com taxa de 40,3%.

Em Mato Grosso do Sul, último boletim epidemiológico divulgado pela SES na manhã de ontem aponta 1.262 pessoas testadas positivo para a doença, com 417 recuperados. 

No Estado são 18 mortes até o momento e atualmente 64 pacientes estão internados nos hospitais, 14 deles em leitos de UTI’s.

 

Comentários