Brasil

Em protesto contra atraso de salários, professores cruzam os braços nesta segunda-feira

Decisão foi tomada em assembleia no Simted - Foto: Simted Decisão foi tomada em assembleia no Simted - Foto: Simted

Em protesto contra o atraso e parcelamento de salários dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Dourados, educadores realizam um dia de paralisação nesta  segunda-feira (9).

Como deliberação de assembleia dos trabalhadores em educação, no último dia 26 de novembro, a categoria decidiu cruzar os braços diante de mais um escalonamento de salários. Os educadores realizarão uma manifestação no CAM (Centro Administrativo Municipal), nesta segunda, a partir das 8 horas.

Este é o quinto mês seguido de atrasos de salário na educação municipal, que segundo a categoria, causa enorme prejuízo aos trabalhadores, suas famílias e também para a economia local.

A categoria ainda exige o cumprimento da lei e pagamento do décimo terceiro salário em dia (até dia 20 de dezembro) e pagamento das férias em janeiro. Os profissionais da educação ainda cobram o pagamento do índice de 7,64% referente ao Piso Municipal de 2017.

Fechamento de salas de aula

Educadores também manifestam contrariedade ao fechamento de salas de aula de 8° e 9° anos em escolas do município. A informação de que turmas de séries finais do ensino fundamental podem ser fechadas e que os alunos deverão ser matriculados em outras escolas, mais precisamente em escolas da Rede Estadual, pegou as comunidades escolares de surpresa.

Desta maneira, a prefeitura e o governo estadual estariam trocando turmas entre as duas redes públicas de ensino, promovendo fechamento de salas e prejudicando pais, alunos, estudantes e trabalhadores em educação de várias escolas.

 

Comentários