RUBENS CRESPO

Ensino: coisa de gente... liberdade!

Por: Rubens Crespo

O homem sempre procurou a liberdade. Esta liberdade está na satisfação das aspirações humanas. Através dela, podemos criar, pesquisar, construir, conhecer novos ambientes, expressar ideias, gerenciar os pensamentos e administrar sentimentos. A liberdade é a coroa do prazer de viver e o alicerce da personalidade saudável.

Existiram escravos que foram libertados e homens livres que se tornaram escravos. Qual a explicação desse paradoxo? Os que foram livres sendo escravos eram livres interiormente! Os que se tornaram escravos sendo livres são escravos no mundo dos seus pensamentos e no território de suas emoções! Sem a liberdade, o ser humano deixa de sonhar e esmaga seu encanto pela existência. Você pode ser um Rei sem trono dede que tenha a Coroa da Liberdade.

Apesar de a liberdade ser vital para o homem, ele sempre foi vítima de algum tipo de prisão. As cadeias, a escravidão, o autoritarismo político, a exploração sexual, cerceamento dos direitos fundamentais, a dificuldade de liderar o mundo psíquico, a ansiedade, a angústia, os medos e outros transtornos emocionais são exemplos de restrição de liberdade quer feriram nossa história.

Qual é a maior prisão do mundo?
É aquela que aprisiona o ser humano externa ou internamente?

Contudo, digo-lhe: Sem sombra de dúvida é aquela que algema a alma, que controla a inteligência.
Você perde dinheiro, prestígio social, um emprego ou rompe um relacionamento afetivo e, ainda assim, preserva uma grande capacidade para lutar, recomeçar tudo e superar sua perda. Porém, viva sua vida prazerosamente!

Comentários