Brasil

Entendendo os estilos de Aprendizagem

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A Psicopedagoga e Mestre em Psicologia “Luciane Sperafico” destaca a importância de conhecer os estilos de aprendizagem e como aprimora-los!
Reconhecer o seu estilo de aprendizagem facilita na compreensão e destaque de suas habilidades, tornando possível conhecer como otimizar suas tarefas e aumentar sua produtividade. Em outras palavras, reconhecer o seu tipo de aprendizagem pode fazer de você um melhor profissional ou estudante.


Os seus filhos conseguem adquirir conhecimento lendo, ouvindo palestras, fazendo experimentos ou desenhando esquemas? A depender do estudante, as habilidades para fixar uma informação variam e, por isso, é importante conhecer os diferentes estilos de aprendizagem.


 Sabe-se que existem vários estilos de aprendizagem que se adaptam a certos indivíduos melhor do que outros. 
Neste texto, entenda o que são e qual a importância dos estilos de aprendizagem, os quais podem ser determinantes para o desempenho do aluno em instituições de ensino. 


Qual a importância dos estilos de aprendizagem?
A forma de adquirir conhecimento é diferente entre as pessoas e, na sala de aula, é importante que o professor conheça os estilos de aprendizagem de cada estudante, a fim de diversificar o ensino para a turma e ampliar a recepção do conteúdo entre os jovens.


A habilidade pessoal de aprender coisas novas é fundamental para adquirir conhecimento na escola e será praticamente determinante para a pessoa ter êxito ou não em determinadas disciplinas curriculares.


 Os três principais estilos de aprendizagem são Auditivos, Visuais e Cinestésicos.
*Os aprendizes auditivos processam melhor as informações quando as ouvem; 


A pessoa com o estilo aural mais aguçado tem a habilidade de aprender ouvindo as informações. Dessa maneira, o indivíduo pode participar de discussões, tentar explicar conceitos, escutar podcasts, fazer leitura em voz alta, escutar gravações de aulas e prestar atenção à explicação do professor.


Estudantes com esse estilo de aprendizagem tendem a perguntar, expressar-se e repetir o conteúdo para memorizar determinados assuntos, ainda que as ideias não tenham passado por grande reflexão antes de serem expostas ao público.


*Os aprendizes visuais precisam ver as informações à sua frente para que possam penetrar adequadamente; 
Esses aprendizes visuais podem ser verbais ou não-verbais:
•    Verbais: aprendem melhor com a leitura e escrita;
•    Não verbais: aprendem melhor com imagens, gráficos, fotografias, vídeos, etc.


O perfil de aprendizagem visual está associado a padrões cognitivos que fazem o sujeito absorver conteúdo por meio de estímulos imagéticos. A maneira que esse estudante tem de assimilar informações é diante de mapas mentais, fotografias, slides, figuras, gráficos, pôsteres e pinturas, por exemplo.


Além da aquisição de conhecimento pelo impulso visual, as pessoas com esse estilo de aprendizagem tendem a se comunicar melhor graficamente, em desenhos e mapas que dão conta de seus argumentos.


*Os aprendizes cinestésicos estão realmente no seu melhor quando estão fisicamente envolvidos no processo de aprendizagem, na verdade, sentindo o caminho através dele.


O perfil cinestésico está ligado à metodologia maker, de aprender fazendo, ou seja, colocar a mão na massa. Por isso, pessoas que têm essa estratégia de aprendizagem adquirem conhecimentos usando todos os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato).


É importante, também, que esse estilo desenvolva curiosidade pelos temas, formulando hipóteses e chegando a conclusões sobre tarefas.
Diante dos estímulos externos, o jovem consegue fixar determinados assuntos, seja com simulações do que foi visto em sala, seja com dinâmicas lúdicas, seja com demonstrações mediadas pelo professor no laboratório da escola.


De fato, geralmente não possuímos apenas um estilo de aprendizagem, existem muitos outros subtipos de estilos de aprendizado além desses e, a menos que você saiba qual é o que melhor lhe convier, seu progresso poderá ser prejudicado. Isso não significa que você terá acesso ao estilo correto em todas as situações, mas significa que você saberá por que sua concentração pode estar à deriva e que você precisará fazer um esforço extra para se concentrar. 
 Eles funcionam como indicadores de como cada um recebe, interage e responde a uma informação na aprendizagem.


Em síntese, o autoconhecimento é essencial em nossa vida acadêmica e profissional. Agora que você conhece o que é, por que é importante e quais são os tipos de estilos de aprendizagem.

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA /HIPNOTERAPIA

Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook e Instagram @cenaipp


 “Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Atualização Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira & Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  
*Estágio Clínico em Avaliação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem (QUALCONSOANTE- Lisboa Portugal)

Comentários