DOURADOS

Estrutura de emergência será criada e tenda é instalada no Hospital da Vida

A Prefeitura de Dourados instalou uma tenda da Defesa Civil na rua Toshinobu Katayama, em frente ao Hospital da Vida. O equipamento foi montado na noite de ontem (26), despertando curiosidade e preocupação em quem passava pelo local. Conforme a assessoria de comunicação da administração municipal, a forma de uso ainda está sendo definida. O trânsito na via, no trecho entre as ruas Ciro Melo e Oliveira Marques, está impedido. 

O equipamento é parte de uma estrutura de emergência criada para o fluxo de pessoas no atendimento da saúde. “Porém, não está delimitado como vai funcionar e quais pacientes serão. Só a estrutura montada, por enquanto”, disse a Assecom.

Questionada se seria parte de uma estratégia para triagem de pacientes da Covid-19, a assessoria informou que, inicialmente, não.

No entanto, ainda conforme apurado pelo Dourados News, “como a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] está sobrecarregada, pode ser que o fluxo para outras situações [de atendimento médico, sem ser Covid] tenha que ser remanejado. Mas, não tem nada confirmado ainda. Talvez seja definido hoje, mas nada certo ainda”, diz a assessoria.

No local, as tendas foram montadas para fazer a triagem dos pacientes.

Na época, o porta-voz do Comitê, o médico Frederico Oliveira Weissinger [que depois viria a tornar-se secretário municipal de saúde], relatou que a equipe planejava dividir o HV em dois, sendo um lado para atender pacientes com coronavírus e o outro para trauma.

Questionada pela reportagem do Dourados News na época, a então gerência do HV justificou que na verdade as tendas teriam sido instaladas para alojamento dos profissionais da área da enfermagem e para uso como refeitório, mas os ambientes não foram aproveitados deste modo porque o hospital não era mais referência para Covid-19. Depois, as estruturas foram desmontadas por não terem sido consideradas mais necessárias no enfrentamento da pandemia no município.

Situação crítica

Desde ontem (26), o prefeito Alan Guedes (PP) e todos os secretários municipais participam de reuniões para discutir novas medidas para o enfrentamento à Covid-19 na cidade, que foi classificada como 'bandeira cinza', de risco extremo, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

A cidade teve registro de 226 novos casos positivos ontem, atingindo o maior índice do Estado nas últimas 24h. Desde o começo da pandemia, já são 31.012 pessoas infectadas e 486 óbitos, sendo 283 de moradores de outras localidades atendidos na rede de saúde do município.

O cenário crítico tem ainda mais de dois meses consecutivos com 100% de taxa de ocupação diária de leitos de UTI Covid na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) e o boletim epidemiológico desta quarta-feira revelou um novo recorde na fila de espera por vagas, com um total de 55 pacientes.


 

Comentários