Além de estudar para os conteúdos das disciplinas exigidas, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam estar atualizados sobre assuntos como política, economia, sociedade e meio ambiente.
Isso porque o exame busca avaliar se o candidato domina os assuntos básicos do ensino médio e entender como eles conseguem aplicar esses conhecimentos em situações do dia a dia.
Por esse motivo, as questões sobre a atualidade não devem estar apenas na redação. Nas perguntas de múltipla escolha, o aluno deverá demonstrar domínio sobre assuntos que foram destaque no Brasil e no mundo de forma interdisciplinar.
"Questões sobre meio ambiente, por exemplo, podem ser cobradas sobre o ponto de vista geográfico, biológico e político", explica Bianca Guimarães, professora de geografia política do Galt Pré-Vestibular.
Bianca aconselha ao estudante realizar a leitura diária de sites, jornais e revistas que tenham foco nacional e internacional.
Depois de ler, a dica é fazer resumos e redações sobre esses temas com opiniões próprias, o que irá ajudar na prova de redação.
Outra dica é ficar atento com a qualidade das notícias: "os sites podem ser falsos, e o estudante tem que entender que as fontes não são imparciais.
Elas têm um ponto de vista que não é único, que pode ser contestado. O estudante tem que ter ponto de vista próprio", ressalta.
Entre os assuntos que dominaram o noticiário neste ano, alguns merecem atenção redobrada por parte dos candidatos, segundo a professora.
São eles:
Conflitos internacionais
Situações econômicas
Movimentos sociais
Lutas por direitos
Temáticas raciais e de gênero
O impacto humano no meio ambiente
Preocupação com a questão hídrica e recursos não renováveis
Enem 2017
Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
Comentários