Brasil

Ex-vereador Wilson Valentim Biasotto morre aos 73 anos em Dourados

Além da trajetória política, amigos destacaram a contribuição dele na vida dedicada à educação, cultura, ao sindicalismo e a projetos sociais

Educador Wilson Valentim Biasotto tinha 73 anos e lutava contra um câncer (Foto: Reprodução/Facebook) Educador Wilson Valentim Biasotto tinha 73 anos e lutava contra um câncer (Foto: Reprodução/Facebook)

Morreu na tarde desta quarta-feira (14), aos 73 anos, em Dourados, o educador e ex-vereador Wilson Valentim Biasotto. Ele lutava contra um câncer. Nascido em aos 28 de novembro de 1947 no município de Borborema, São Paulo, ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital do Coração.

Casado com a professora Helena Maria Schvarcz Biasotto, ele deixa três filhos: Mirella, Milenne e Etienne, reitor eleito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Além de ter exercido dois mandatos consecutivos na Câmara de Dourados pelo PT (Partido dos Trabalhadores), de 2001 a 2008, Biasotto foi secretário de Governo do ex-prefeito Laerte Tetila, seu correligionário.

Ele também foi candidato a prefeito no mesmo ano em que encerrou o cargo legislativo e obteve 21.821 votos. Aquele pleito teve Ari Artuzi (então no PDT) como vencedor, votado por 45.182 eleitores, seguido por Murilo Zauith (DEM), por 39.614.

Mas amigos que manifestaram pesar nas redes sociais lembraram também a importante contribuição de Biasotto na vida dedicada à educação, à cultura, ao sindicalismo e a projetos sociais.

Em um site no qual compartilhava seus trabalhos, ele disponibilizou o roteiro para uma biografia e relatou ter sido diretor do Câmpus de Dourados da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na gestão 1997-2000, sócio fundador e primeiro presidente da ADP (Associação Douradense de Professores), hoje Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), e sócio fundador e por duas vezes presidente da atual Adourados-SS (Associação dos Docentes da UFMS, Sessão Sindical de Dourados), filiada a ANDES.

Também foi fundador e diretor do Teatro Universitário de Dourados -TUD- grupo teatral que teve atuação ininterrupta de 1974 a 1987, escritor famoso do Nubico e criador em 1983 do Centro de Documentação Regional, órgão do Câmpus de Dourados da UFMS que abriga atualmente milhares de documentos sobre a região Centro-Oeste.

Licenciado em História pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, São Paulo, Wilson Valentim Biasotto era especialista em História do Brasil, pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto, mestre em História Social pela USP, mesma universidade pela qual era doutor em História Social.

 

Comentários