Brasil

Frango vivo corre o risco de voltar a enfrentar variação de preço negativa

Senão em maio corrente, o frango vivo corre o risco de voltar a registrar variação anual de preço negativa, o que significa obter remuneração menor que a alcançada um ano atrás.

Em 2012, durante todo o primeiro quadrimestre do ano, os preços obtidos pelo frango vivo também registraram evolução negativa em relação ao ano anterior. Mas a última vez em que isso ocorreu foi no mês de abril.

Pois, de maio em diante, graças à contenção da produção, os resultados passaram a ser positivos.

Modestos inicialmente - a ponto de continuarem insuficientes para cobrir a explosão de custos então enfrentada; significativos no final de exercício – mas porque o custo elevado forçou queda radical da produção.

Porém, no presente passo do mercado, maio corrente pode ser o último mês em treze meses de variação positiva. Porque, mantida a cotação atual também em junho próximo, a cotação do produto volta a ser menor que a de um ano atrás.

Maio corrente, a despeito dos esforços do setor para valorizar o produto, deve ser encerrado com um índice de incremento anual muito similar ao registrado em maio de 2012 – cerca de 6%. Ou seja: a atividade volta a perder até da inflação acumulada em 12 meses. (Avisite)

fonte: Dourados Agora

Comentários