Brasil

'Ganhei um presente embalado', diz mãe de bebê que nasceu dentro da bolsa amniótica no ES

Foto: Janaína Brasil Foto: Janaína Brasil

Não bastasse protagonizar um parto considerado raro, o pequeno Noah chegou ao mundo arrancando risadas da equipe médica e posando para fotos que rodaram o mundo. Ao nascer empelicado - quando a bolsa amniótica não rompe - pareceu fazer biquinho e careta, deixando sua chegada ao mundo ainda mais marcante: "Ganhei um presente embalado", definiu a mãe.

Noah nasceu na manhã do dia 28 de janeiro, em um hospital da Praia da Costa, em Vila Velha. A mãe, a maquiadora Monyck Valasco, conta que já tinha visto fotos de outros bebês que nasceram empelicados, mas ficou surpresa com as expressões do filho caçula ainda dentro da bolsa amniótica.

“Foram engraçadas as caras e bocas que ele estava fazendo dentro da bolsa. Isso foi o diferencial. Quando vi ele fazendo careta e bico, falei 'gente, como é que pode?'”, contou a mãe, aos risos.

O médico obstetra responsável pelo nascimento de Noah, Rafael Ângelo, explicou que esse tipo de parto exige técnica, paciência e sorte.

“A explicação para um parto empelicado seria um aperfeiçoamento na técnica para a retirada do bebê e muita paciência, nos casos da cesariana. Talvez isso até explique a suposta raridade do caso. Em média, ao abrir o útero para se retirar o bebê numa cesariana, demora-se menos de um minuto. Mas, no caso de você querer retirar o bebê de forma empelicada, esse tempo pode aumentar em até cinco vezes, por que temos que ter bastante paciência, cautela e, é claro, um pouco de técnica e sorte”, disse.

Para Monyck, ver o filho ainda dentro da bolsa amniótica foi como uma resposta divina para os momentos difíceis que enfrentou durante a gestação.

“Eu tive uma gravidez agitada e eu pedia: ‘Deus, segura ele aí’. Quando ele veio, quando baixaram o paninho e vi ele vindo dentro da bolsa, fiquei muito emocionada. Senti a presença de Deus, como se Ele estivesse me mostrando que ele estava protegido, como se fossem as mãos de Deus o embalando. Eu ganhei um presente literalmente embalado”. lembrou.

Repercussão

Ao lado de Monyck, estava a fotógrafa Janaína Brasil, contratada para registrar o nascimento de Noah. Assim que Noah surgiu, os cliques dela é que garantiram que as caretas feitas pelo bebê ganhassem as redes sociais e jornais do mundo inteiro.

“Eu vi e comecei a chorar, porque a Janaína estava do meu lado, ela estava já posicionada e falou ‘Meu Deus, ele esta fazendo careta’. A gente fica meio grogue por causa da anestesia, mas mesmo assim eu consegui ver nitidamente”, disse Monyck.

Janaína contou que já foi premiada internacionalmente duas vezes por fotos de partos empelicados. Agora, ela espera que os registros de Noah também tragam reconhecimento.

"Depois dessa publicação, já fui convidada para palestrar no maior congresso da América Latina de fotografia em abril, que vai acontecer em São Paulo. Fiquei muito feliz porque é o Espírito Santo despontando na fotografia", disse.

Empelicado

O parto empelicado acontece quando a bolsa não rompe e o bebê nasce dentro do saco amniótico. A condição não faz mal nem para a mãe nem ao bebê.

“Já fiz oito partos empelicados. Mas depois do Noah, o oitavo, ainda não consegui mais nenhum, mas sigo tentando quando a mãezinha me pede. Mas, é claro, existe uma série de critérios técnicos intra operatórios que possibilitam ou não tentar um parto empelicado. Nada justificaria colocar a mãe em risco, por mais belo que seja o momento”, disse Rafael.

Noah

Assim que nasceu, Noah precisou ir para a UTI Neonatal, por conta de uma dificuldade respiratória. Mas depois de seis dias, ele teve alta e agora já está em casa com a família. “Agora ele está ótimo, está em casa, está gordinho. Ele é muito bonzinho”, derreteu-se a mãe.

 

Família registrou o nascimento de Noah, em Vila Velha — Foto: Janaína Brasil

 

 

Noah nasceu ainda na bolsa amniótica e chamou atenção pelas 'caretas' — Foto: Janaína Brasil

 

 

Noah fez biquinho ao nascer empelicado, em um hospital de Vila Velha — Foto: Janaína Brasil

 

 

 

 

 

 

Comentários