Brasil

Homem transexual celebra chegada do 1º filho e amor que supera tudo

aio, um homem transexual, agora celebra a chegada do seu primeiro filho. (Foto: Arquivo Pessoal) aio, um homem transexual, agora celebra a chegada do seu primeiro filho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Comportamento

O desejo de engravidar surgiu em 2023 e hoje Caio comemora o amor do filho em seus braços

Na história de Caio Aparecido dos Santos, de 26 anos, cada passo foi marcado por desafios, superações e, acima de tudo, amor. Caio, um homem transexual, agora celebra a chegada do seu primeiro filho, um momento de emoção que transcende todas as dificuldades enfrentadas ao longo do caminho.

Sua jornada rumo à paternidade começou com o despertar da disforia corporal aos 19 anos. Ao encontrar apoio em uma rede especializada em pessoas trans, ele teve a clareza de sua identidade e enfrentou de frente os desafios que a acompanhavam.

O desejo de ser pai surgiu em 2023, e embora tenha sido um processo emocionalmente complexo, Caio se preparava psicologicamente para a gravidez quando foi surpreendido pela notícia de que estava esperando um filho, após três meses de suspensão de testosterona.

Os desafios não foram poucos. Da mudança de cidade, de Uberlândia para Campo Grande, para garantir um acompanhamento adequado durante a gestação, às dificuldades de acesso à saúde pública devido ao sistema de regulação de vagas, Caio enfrentou inúmeras barreiras. A transfobia também se fez presente, desde a discriminação na unidade de saúde até comentários de médicos e enfermeiros sobre sua condição.

"Ouvi médicos e enfermeiros falaram que não sabem porque gente como nós engravidamos. É muito difícil ouvir tudo isso e estando grávido", lembra.

No entanto, hoje, com seu filho nos braços, Caio reforça a importância de tratar todos com empatia e dignidade, independentemente de sua identidade de gênero. Ele clama por uma mudança na mentalidade dos profissionais de saúde, enfatizando que homens transexuais são seres humanos como todos os outros, merecendo respeito e assistência adequada. "Desejo aos transexuais que tenham força, pois esse momento de "guerra" vai passar e vamos vencer", diz.

Em meio aos desafios da nova rotina com o bebê, Caio encontra conforto na rede de apoio que o cerca, incluindo seu casamento, firmado após um encontro inesperado que floresceu em amor e cumplicidade.

O filho de Caio, Hentony Costa dos Santos, nasceu com saúde, pesando 3 kg e 180 g, trazendo consigo os sonhos e aspirações de um pai determinado a criar um mundo mais inclusivo e livre de preconceitos para as futuras gerações.

“Desejo ao meu filho um mundo mais livre do preconceito, que ele se torne uma pessoa carinhosa, gentil e dedicada a entender o lado humano das pessoas”, diz.

Com palavras de encorajamento e esperança, Caio expressa seu desejo de um futuro mais acolhedor para os transexuais, onde a violência e o preconceito sejam substituídos pela compreensão e pela aceitação mútua. "Espero não perder tanto colegas para a agressão e preconceito. E espero um mundo melhor para nós num futuro não tão distante", finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Comentários