MATO GROSSO DO SUL

Imasul promove campanha 'Um Dia no Parque' com atividades gratuitas 

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participa, no próximo dia 20 de julho, da 8ª edição da campanha nacional “Um Dia no Parque”, que neste ano tem como tema “Protegendo o que nos conecta”. A ação é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação (Pró-UCs) em celebração ao Dia do Amigo e aos 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

A campanha convida a população a vivenciar experiências ao ar livre, gratuitamente, em parques e outras Unidades de Conservação (UCs) espalhadas por todo o país. A programação inclui trilhas ecológicas, piqueniques, passeios ciclísticos, observação de aves, além de ações de educação ambiental.

Em Mato Grosso do Sul, o Imasul coordenará atividades especiais em quatro Unidades de Conservação: os parques estaduais do Prosa e Matas do Segredo, ambos em Campo Grande, o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica, e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí.

Segundo Alessandra Godoi, assessora da Gerencia de Unidades de Conservação – GUC, do Imasul, as atividades foram planejadas para envolver diferentes públicos e fortalecer o vínculo entre comunidade e natureza.

“Cada parque terá uma programação única, voltada à valorização da biodiversidade local e à experiência direta com o meio ambiente. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam melhor essas áreas protegidas e entendam seu papel essencial na preservação dos nossos biomas”, destaca Alessandra.

No Parque Estadual Matas do Segredo, que conta com 177 hectares e é administrado pelo Imasul, a programação inclui trilha ecológica guiada, observação de aves e ações educativas. Por se tratar de uma área de preservação, o acesso é controlado.

“A campanha representa um convite à reconexão com a natureza. As Unidades de Conservação não são apenas áreas protegidas — elas são espaços de aprendizado, saúde e convivência. O Imasul tem orgulho de integrar essa mobilização nacional”, afirma o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Comentários