Brasil

Índios retomam fazenda Buriti e prometem transformar área em Aldeia Oziel Gabriel

A Fazenda Buriti, em Sidrolândia, foi retomada nesta sexta-feira (31), por cerca de 200 índios da etnia Terena. Um dia depois da violenta reintegração de posse que terminou com a morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos.

Eles montaram acampamento ao lado da sede queimada durante confronto com a Polícia. A promessa das lideranças é transformar a fazenda na Aldeia Oziel Gabriel, em homenagem ao terena morto no confronto com a Polícia. Guerreiros de 11 aldeias na região estão indo para Sidrolândia para se integrar ao grupo.

Segundo o Região News, o velório do indígena Oziel Gabriel continua na Aldeia Córrego do Meio. O sepultamento está programado para às 16h, meia hora antes do ritual do guerreiro terena. Por decisão da viúva de Oziel, Samir Gabriel, foi rejeitada a proposta de uma nova autópsia.

De acordo com o irmão da vítima, Otoniel Gabriel, de 41 anos, o procurador Emerson Kalif Siqueira, do Ministério Público Federal (MPF), ligou revelando a possibilidade de levar o corpo para Brasília onde seria feito o novo procedimento para definir o calibre do projétil que atingiu o terena.

Ontem, o corpo seguiu do hospital beneficente Elmíria Silvério Barbosa direto para a Pax Bom Jesus, sem passar pelo IML (Instituto Médico Legal). A plantonista do IML não estava na cidade e viajou com a chave do local para a cidade turista de Bonito. Então, dois médicos-legistas foram a Pax Bom Jesus.

O laudo assinado pelo médico-legista Walney W. Pereira aponta que o óbito foi por choque hipovolêmico decorrente de ferimento por arma de fogo. Conforme o laudo do legista, ele foi atingido por um tiro no abdômen, a bala passou pelo fígado e o projétil saiu pelas costas.

fonte: Correio do Estado

Comentários