
Mais de 100 mil famílias de Mato Grosso do Sul que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica ainda não estão cadastradas no programa e podem estar pagando mais caro pela conta de luz. O alerta é da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado.
Atualmente, cerca de 202 mil famílias sul-mato-grossenses já estão incluídas no benefício, que concede descontos de até 65% na tarifa, conforme o consumo mensal. A Tarifa Social é uma iniciativa do Governo Federal voltada para famílias de baixa renda, com o objetivo de aliviar os custos com energia elétrica.
Quem tem direito ao benefício
- Para receber o desconto, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e atender a um dos seguintes critérios:
- Renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Renda de até três salários mínimos, no caso de famílias com pessoas que dependem de aparelhos elétricos para tratamento de saúde;
- Famílias indígenas, quilombolas ou que tenham membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O valor do desconto varia conforme o consumo mensal da residência:
- 65% para consumo de até 30 kWh/mês;
- 40% para consumo entre 31 kWh e 100 kWh/mês;
- 10% para consumo entre 101 kWh e 220 kWh/mês;
- 100% para indígenas e quilombolas com consumo de até 50 kWh/mês.
Como se cadastrar
A Energisa realiza o cruzamento automático dos dados enviados pelo Ministério de Minas e Energia com sua base de clientes, mas é essencial que o cidadão esteja com os dados atualizados no CadÚnico. O cadastro e atualização podem ser feitos no CRAS mais próximo.
Quem não for titular da fatura, mas mora no imóvel e se enquadra nos critérios, deve procurar uma agência da Energisa para solicitar a inclusão.
“Esse benefício é um direito e pode fazer uma grande diferença no orçamento das famílias. Por isso, a Energisa tem buscado ampliar o alcance da Tarifa Social por meio de ações itinerantes como o Projeto Nossa Energia”, explica Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa MS.
Conta de Luz Zero
Além da Tarifa Social, o Governo de Mato Grosso do Sul também oferece o Programa Energia Social: Conta de Luz Zero, que isenta do pagamento da fatura clientes de baixa renda com consumo de até 220 kWh/mês, ou até 530 kWh/mês para eletrodependentes. Para participar, é necessário já estar inscrito na Tarifa Social Federal.
Onde buscar atendimento
Os interessados podem procurar uma agência da Energisa, acessar o site www.energisa.com.br, usar o WhatsApp da Gisa pelo número (67) 99980-0698, o aplicativo Energisa On ou ligar para o telefone 0800 722 7272.
Comentários