COVID-19

Mais de 60% do público alvo das aldeias de Dourados já foi imunizado

Adesão de indígenas para receber a vacina supera 50% em todas as faixas etárias - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Adesão de indígenas para receber a vacina supera 50% em todas as faixas etárias - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A reserva indígena de Dourados, maior em área urbana do país, já tem total de 6.636 pessoas imunizadas contra a Covid-19. As informações são da coordenação técnica do Polo Base de Saúde Indígena da cidade. Esse montante corresponde a 61% do público alvo guarani kaiowá e terena vacinado nas aldeias Jaguapiru e Bororó, onde a distribuição de doses começou no dia 20 de janeiro.

A estratégia para aplicação das doses foi de além de concentrar nos quatro principais postos de saúde (dois na Bororó e dois na Jaguapiru), também distribuir o trabalho para casas de lideranças e pessoas conhecidas dentro da comunidade. Além disso, o atendimento funciona diariamente e há ainda plantões em dias ‘D’ em dias de entregas de cestas básicas.

“Temos um percentual elevado de aplicação de doses porque graças a Deus estamos com uma adesão boa dos indígenas e também por causa da nossa estratégia que descentraliza a aplicação deixando disponibilidade para atendimento em vários pontos dentro das duas aldeias”, explicou a enfermeira Mariana Euzébio Januário, que faz parte da coordenação do Polo Base em Dourados.

Ainda conforme os dados do Polo Base de Saúde Indígena de Dourados, o índice de alcance em todas as faixas etárias está acima de 50%.

O maior percentual da cobertura vacinal está entre idosos de 65 a 74 anos, com 84%. Em seguida, estão os idosos de 75 a 79 anos, com 78%. Idosos de 60 a 64 anos tem 76% e idosos acima de 80 anos tem 63%.

O levantamento aponta ainda que a cobertura vacinal da população jovem também tem uma adesão acima de 50%. Entre os indígenas de 30 a 39 anos o percentual é de 62%. De 20 a 29 anos é de 54% e de 18 a 19 anos de 51%. Na faixa etária de 50 a 59 anos a cobertura vacinal é de 73% e de 40 a 49 anos o total é de 69%. 

Das 14.894 doses de Coronavac recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde em 19 de Janeiro, 11.600 foram destinadas à população indígena. Na semana passada, foi iniciada a aplicação da segunda dose e uma nova remessa de doses já foi solicitada.

A vacinação, na Reserva Indígena local é para aqueles acima de 18 anos e a estimativa é 10.382 pessoas. 

Comentários