Brasil

MS é finalista em prêmio nacional sobre excelência em competitividade

Estado disputa com Alagoas o primeiro lugar na categoria Destaque Crescimento, que atesta avanços em setores-chave

Sétimo no ranking geral em 2018, Mato Grosso do Sul é finalista em prêmio sobre competitividade neste ano. (Foto: Divulgação) Sétimo no ranking geral em 2018, Mato Grosso do Sul é finalista em prêmio sobre competitividade neste ano. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade, elaborado pela CLP Liderança Pública para premiar os Estados que conseguiram implementar políticas públicas de destaque, tornando-se exemplo e adotando boas práticas de governança em setores como segurança, meio ambiente e ações sociais. O Estado é finalista na categoria Destaque Crescimento, ao lado de Alagoas.

Conforme os organizadores da premiação, a categoria Destaque Crescimento reconhece os Estados que mais avançaram no ranking de competitividade no ano da premiação em comparação com os quatro anteriores. É considerada, na análise, a evolução da administração pública nos três principais pilares no ranqueamento (Segurança Pública, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social), apontando que as política em tais áreas resultaram também no crescimento e desenvolvimento do Estado.

“A indicação ao Prêmio Excelência em Competitividade 2019, na categoria Destaque Crescimento, mostra que estamos no caminho certo. Com uma gestão eficiente, que se preocupa com as pessoas e por isso dá resultado, temos feito Mato Grosso do Sul crescer ainda mais, gerando oportunidades para quem investe e quem trabalha aqui”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), via assessoria.

Além do Destaque Crescimento, a premiação conta com as categorias Destaque Internacional e Destaque Boas Práticas. O Prêmio Excelência em Competitividade foi anunciado nesta quarta-feira (2), e integra o Ranking de Competitividade dos Estados, feito pela CLP (organização sem fins lucrativos que trabalha na formação de líderes públicos) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economista Intelligente Unit. O estudo mensura o desempenho dos Estados em diferentes setores, abrangendo 10 pilares e 60 indicadores que indicam pontos de melhoria e focos de atuação.

O ranking de 2019 será apresentado em 18 de outubro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. No Estado anterior. O levantamento anterior, divulgado no ano passado a partir de dados de 2017, colocou Mato Grosso do Sul na sétima posição nacional, atrás do líder São Paulo e de Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sujl e Minas Gerais. O primeiro colocado teve média 89,1, e a do Estado ficou em 58, acima da média nacional de 49,4.

Comentários