Brasil

Pequenos negócios administrados por mulheres somam quase 10 mil em Dourados

Mulheres se destacam como empreendedoras em Dourados - Crédito: Dourados News Mulheres se destacam como empreendedoras em Dourados - Crédito: Dourados News

"O medo vai fazer parte do processo, só que a gente tem que acreditar, ter foco e ter ambição". A afirmação é de Pâmela Silva, 29, empreendedora na área da estética, que investiu no próprio negócio há três anos em Dourados e hoje consegue ganhar quatro vezes mais do que quando trabalhava como funcionária em um salão de beleza. Assim como ela, quase 10 mil mulheres na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul possuem pequenos negócios, conforme levantamento do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e cada vez mais é possível notar a expansão "delas" a frente dos próprios negócios.  

A Nail Designer começou a se interessar beleza das unhas, aos 11 anos, quando via a tia fazer a unha da avó e, então passou a tentar aprender e praticar a arte que depois virou profissão. Aos 13 anos, Pâmela fez o primeiro curso profissional e continuou a praticar, com as amigas com familiares, iniciando o atendimento em salões de beleza aos 16 anos. Em 2020, ela trabalhava em um estabelecimento, o qual com a chegada da pandemia precisou fechar as portas por alguns dias. A incerteza do momento fez com a jovem fosse demitida e, após o "susto" inicial, ela decidiu por começar os atendimentos no local que residia. 

"Esse foi meu começo para trabalhar sozinha, atendendo na cozinha de casa, depois na sala, até abrir meu próprio espaço", conta. 

Cerca de um ano em meio, após ter iniciado com o salão de no Jardim independência, agora Pamêla está com um ponto na área central, opção que fez para poder expandir ainda mais os atendimentos. Além disso, ela ministra cursos na área de manicure e destaca que buscar inovar e investir sempre em divulgação, têm sido fundamental no dia a dia como empreendedora. 

Vencer o medo também foi parte da trajetória de Eleide Lima, 37, empreendedora na área da gastronomia, no Flórida I. Apaixonada por confeitaria, ela começou a vender bolos e cupcakes por encomenda, conciliando as entregas, quando atuava como secretária no comércio. Quando os pedidos das guloseimas passaram a crescer de forma significativa, ela decidiu se dedicar somente a esse eixo. 

"Vi que aceitação dos meus produtos era muito boa e vi que eu estava dando conta do recado, então foi aí que perdi o medo e decidi empreender", conta.  

Após abrir o MEI (Microoempreendedor Individual), a confeiteira abriu o primeiro ponto no Jardim independência em 2021 e, posteriormente optou pelo Flórida I, onde atende atualmente. De terça a sábado, ela atende por encomenda e também tem delícias diversas no local. Para ela, vale a pena as mulheres acreditarem que podem sim serem donas do próprio negócio, "mesmo que algumas pessoas não acreditem". 

"Essa descrença acontece, muitos falam que não vai dar em nada, principalmente no começo, mas quando a gente gosta do que faz e coloca como objetivo fazer dar certo, desistir não é uma opção", destaca. 

Ainda de acordo com dados do Sebrae, negócios que mulheres estão no comando em Dourados, no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios totalizam 1.264. No ramo de cabeleireiros, manicure e pedicure totalizam 759, enquanto em outros eixos da beleza totalizam 705. Na área de promoção de vendas o total chega a 390 e na área de comida preparada chega a 276. 
 

EMPREGA MULHER 

Para mulheres que tenham interesse em abrir o próprio negócio, acontece nesta terça-feira (28), em Dourados, o evento "Emprega Mulher", a partir de 14h, no Sebrae Regional Sul (R. Pres. Kenedy, 855).

O objetivo da ação é auxiliar a inserção de mulheres no mercado de trabalho da região. A iniciativa é uma realização do Sebrae/MS, Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab), Sistema Fecomércio, via Senac MS e Ministério do Trabalho e Emprego.

A participação no evento é totalmente gratuita. 
 

Comentários