DOURADOS

Populares ignoram parques fechados e encontram brechas para uso do espaço

No Parque Arnulpho Fioravanti foi aberto um portão de acesso pela Rua Joaquim Teixeira Alves - Crédito: Dourados News No Parque Arnulpho Fioravanti foi aberto um portão de acesso pela Rua Joaquim Teixeira Alves - Crédito: Dourados News

Mencionados em decreto estadual entre as atividades e os serviços essenciais liberados para abrir mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, os parques públicos seguem fechados em Dourados há mais de um ano por determinação da prefeitura. Porém, a população tem encontrado brechas diante dos olhos das autoridades, literalmente. 

No final da tarde de quarta-feira (26), o Dourados News apurou a presença de pessoas na pista de caminhada ao redor do campo do Parque Arnulpho Fioravanti, a poucos metros da sede da Guarda Municipal. Foi aberto um portão de acesso pela Rua Joaquim Teixeira Alves. Situação semelhante foi verificada pela reportagem no Parque Antenor Martins, o Parque do Lago, no Jardim Flórida, onde também há uma base da corporação.

Também ontem, a prefeitura informou que que a taxa de ocupação das UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) para tratar a Covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) segue em 100% e a fila de espera bateu recorde, com 55 pacientes. Esse cenário é decorrente de 50 leitos ocupados por pacientes diagnosticados com a doença, quatro casos suspeitos e um no tratamento posterior à infecção.

No mais recente mapa divulgado pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) do Governo de Mato Grosso do Sul para direcionar as ações de enfrentamento da pandemia, Dourados recebeu bandeira cinza, que indica risco extremo de contágio pela doença responsável por 769 mortes no município, 486 de moradores locais e 283 de outras localidades. 

Embora recomende medidas restritivas para conter a propagação do vírus, como toque de recolher das 20h às 5h, o Prosseguir mantém parques públicos entre os serviços considerados essenciais, que podem funcionar desde que façam adesão e implementação de protocolos de biosegurança em suas atividades. 

No município, os parques públicos seguem lacrados por determinação do Decreto nº 2.478 de 20 de março de 2020, expedido pela ex-prefeita Délia Razuk (sem partido) no mesmo dia em que decretou situação de emergência de saúde pública por causa da pandemia.

Meses depois, ela chegou a autorizar a reabertura gradativa dos parques públicos através do Decreto n° 3.007 de 17 de novembro de 2020, condicionada a medidas de biossegurança entre as quais o uso obrigatório de máscaras durante todo o período de permanência no local.

Contudo, bastaram dois dias para a então mandatária recuar e expedir o Decreto nº 3.017, de 20 de novembro de 2020. Ao revogar trechos da norma anterior, ela vedou a reabertura considerando “que o Município de Dourados está classificado em bandeira vermelha com base na avaliação do Programa Prosseguir”.

O Dourados News questionou a prefeitura, através da assessoria de imprensa, sobre a situação apurada nos parques Arnulpho Fioravanti e Antenor Martins para saber se estão liberados, quem cabe fiscalizar eventual irregularidade no uso dos espaços e quais medidas devem ser tomadas. A resposta é aguardada.

Comentários