Brasil

Prefeitura de Dourados anuncia derrubada de duas figueiras por risco de queda

As duas Figueiras estão localizadas no canteiro central da Avenida João Candido Câmara, entre a Ciro Melo e Oliveira Marques (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados) As duas Figueiras estão localizadas no canteiro central da Avenida João Candido Câmara, entre a Ciro Melo e Oliveira Marques (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

A Prefeitura de Dourados anunciou nesta terça-feira (28) que vai remover  As duas Figueiras que estão localizadas no canteiro central da Avenida João Candido Câmara, entre a Ciro Melo e Oliveira Marques.

Foi alegado que a Secretaria Municipal de Cultura solicitou em maio deste ano uma vistoria de uma árvore tombada como Patrimônio Histórico, que estava em estado visível de deterioração. Na ocasião, também foi constatado que havia uma segunda árvores na mesma situação.

As árvores, duas Figueiras que estão localizadas no canteiro central da Avenida João Candido Câmara, entre as ruas Ciro Melo e Oliveira Marques, foram avaliadas por técnicos do Imam (Instituto do Meio Ambiente), que constataram, segundo o laudo:

“Atualmente, a árvore 1, vistoriada em maio/2021 encontra-se morta, aguardando remoção. A árvore 2 apresenta estado fitossanitário péssimo (morta), copa totalmente desprovida de folhas, não condizente com a espécie, que é perenifólia – cujas folhas são persistentes, ou seja, árvores que mantém suas folhas o ano todo”.Portanto, considerando-se o ponto de vista fitossanitário da árvore 2 e o risco decorrente para a população, como quedas de galhos proeminentes, característicos da espécie, recomenda-se a remoção e substituição por outro indivíduo árboreo no local.

Por se tratar de árvore tombada, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Dourados aprovou o termo de Autorização para Cancelamento de Tombamento, publicado no Diário Oficial n° 5.503, de 23 de setembro de 2021 – página 6 para posterior emissão de Autorização para Supressão e referida compensação ambiental”.

Comentários