DOURADOS

Protesto por transporte escolar continua com 48 horas de bloqueio da MS-156

Bloqueio da rovodia estadual começou às 8h de terça-feira - Crédito: André Bento/Dourados News Bloqueio da rovodia estadual começou às 8h de terça-feira - Crédito: André Bento/Dourados News

O bloqueio do trecho da MS-156 entre Dourados e Itaporã já passa de 48 horas. A manifestação é encampada por estudantes universitários residentes na Aldeia Jaguapiru. Eles querem que a prefeita Délia Razuk assuma o compromisso de restabelecer o serviço de transporte escolar. Os manifestantes queixam-se que desde o início do bloqueio, às 8h de terça-feira (29), ninguém da prefeitura apareceu.

“Já faz mais de um mês que a gente tenta negociar com a prefeita e ela não libera o ônibus. É garantido por lei e a gente quer o nosso ônibus, porque está tirando a dignidade de muitos acadêmicos, está tirando o direito do sonho deles”, declarou Queila Viana da Silva, estudante do curso de Letras da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no primeiro dia de protesto.

Ao Dourados News, ela explicou que 150 estudantes têm sido prejudicados. “Já passou um mês, estão praticamente reprovados por falta. Estamos sendo muito prejudicados por isso, tentamos o diálogo, mas não obtivemos resposta. O bloqueio vai permanecer até que ela traga uma resposta concreta para nós, não queremos mais blábláblá”, pontuou.

Na mesma ocasião, a Prefeitura de Dourados informou, através de sua assessoria de imprensa, que não enviaria representante para o local do protesto. Citou ainda fala do secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, segundo quem a administração pública do município só tem obrigação legal de prover transporte escolar para educação básica, na zona urbana com passe livre e na rural com os ônibus.

No entanto, a Lei Ordinária n° 3870/2015 de 03 de fevereiro de 2015, “autoriza o Município de Dourados efetuar o transporte de estudantes da zona rural e dos distritos, matriculados no ensino superior e escolas técnicas”.

ROTA ALTERNATIVA

Segundo a PMR (Polícia Militar Rodoviária), que mantém uma equipe no local do bloqueio, a principal rota alternativa pavimentada para quem quer escapar do bloqueio é a MS-379, com acesso no Presídio Semiaberto de Dourados em direção do Panambi ao município de Douradina. Posteriormente deve ser feito o retorno no sentido dos distritos de Piraporã e Montese, já em Itaporã.

Para quem vai aos municípios de Jardim ou Sidrolândia, a alternativa é trafegar pela MS-162 até sair na MS-164, região do Copo Sujo. Passando por vista Alegre e sai em Maracaju.

Comentários