DOURADOS

Queimada leva chamas em direção ao aeroporto e exige ação de bombeiros

Chamas de queimada em pastagem chegaram perto do aeroporto de Dourados - Crédito: Ligado na Redação Chamas de queimada em pastagem chegaram perto do aeroporto de Dourados - Crédito: Ligado na Redação

Equipe do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) precisou ser acionada no final da tarde de sábado (13) para impedir que as chamas de uma queimada em pastagem atingissem as instalações do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados.

Em 2019, até junho as ocorrências de combate a incêndio já haviam crescido 62% no comparativo com o mesmo período de 2018.

No caso deste fim de semana, os militares foram receberam chamado pouco depois das 17h. Um integrante da corporação informou ao Dourados News que a ação rápida da equipe deslocada até o aeroporto evitou maiores problemas e as chamas foram controladas em pouco tempo.

Funcionário do local ouvido pela reportagem explicou as chamas chegaram perto da área em que ficam os hangares e o estacionamento. Esclareceu ainda que apesar do susto provocado pelas labaredas altas e pela fumaça, não houve danos materiais e nenhuma operação foi afetada.

No sábado, conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar em Dourados caiu de 66% durante a madrugada, 1h54, para 24% às 13h47. O tempo seco ocorre desde a mais recente chuva registrada na cidade, no dia 4 de julho, quando a precipitação pluviométrica atingiu 12.2 milímetros.

De acordo com dados do setor de estatísticas do 2ºGBM, no ano passado foram 45 atendimentos entre janeiro e maio, número que saltou para 73 em 2019.

Comentários