Brasil

Sem filiação partidária, Délia Razuk está fora da disputa eleitoral

Desistência já era dada como certa; falta de filiação foi “golpe de misericórdia”

Delcídio, Délia Razuk e Neno Razuk em foto oficial do PTB, em dezembro (Foto: Divulgação) Delcídio, Délia Razuk e Neno Razuk em foto oficial do PTB, em dezembro (Foto: Divulgação)

A prefeita de Dourados Délia Razuk não vai disputar a reeleição. Ela ainda não se manifestou oficialmente, mas está fora do páreo. Se não bastasse a baixa popularidade devido à administração considerada ruim pela maioria da população e as várias operações policiais em três anos e meio de gestão, Délia Razuk não está filiada a partido político.

A ficha que a prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul assinou em dezembro do ano passado, na presença do presidente estadual do PTB Delcídio do Amaral e do filho dela, o deputado estadual Neno Razuk, não foi enviada à Justiça Eleitoral.

Nesta segunda-feira (14), o site Dourados News revelou que no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o nome de Délia Razuk não consta entre os filiados do Partido Trabalhista brasileiro. Pela lei eleitoral, só quem é filiado a partido político pode disputar eleição.

Até a semana passada havia boato de que a prefeita ainda não tinha batido o martelo sobre a desistência. Assessores próximos comentaram que Délia e sua equipe ainda viam uma chance mínima de tentar o segundo mandato. Hoje, no entanto, veio o “golpe de misericórdia”: ela não está filiada ao PTB.

O Campo Grande News procurou o presidente do partido em Dourados Fabiano Costa, mas ele ainda não se manifestou. Costa é o atual secretário municipal de Serviços Urbanos, ou seja, assessor da prefeita.

Ao Dourados News, ele confirmou a falta de filiação, disse que a assessoria jurídica do partido está adotando providências e que a prefeita pediu a revisão de filiação. Eleita pelo PL em 2016 (na época, ainda PR), Délia deixou a legenda no ano passado. Depois de um tempo sem partido, anunciou a filiação ao PTB, o que de fato não ocorreu.

Segundo ele, a situação não muda nada, já que Délia não seria mesmo candidata à reeleição. Entretanto, essa afirmação a prefeita nunca fez publicamente.

O PTB ainda não decidiu qual candidato vai apoiar nas eleições de 15 de novembro. O partido marcou convenção para quarta-feira (16), último dia do prazo legal para definição de candidaturas.

Comentários