Brasil

TCE-MS promove manhã com palestras e show para servidoras

O TCE-MS promoveu manhã com palestras e show para servidoras no dia Internacional da Mulher Externa - Crédito: Divulgação O TCE-MS promoveu manhã com palestras e show para servidoras no dia Internacional da Mulher Externa - Crédito: Divulgação

Para promover o reconhecimento do protagonismo feminino e homenagear as mulheres, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul promoveu uma manhã especial para as servidoras nesta quarta-feira, 8 de março, com palestras, show e sorteio de brindes.

O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve a participação de servidoras, convidados, dos conselheiros Jerson Domingos, Osmar Jeronymo e Marcio Monteiro e dos conselheiros substitutos Patrícia Sarmento, Leandro Lobo e Célio de Lima.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos deu as boas-vindas às servidoras. “Quando penso em uma mulher que sempre me inspirou não posso deixar de lembrar da minha mãe. É da figura materna que partem todos os princípios da vida, da educação, do que podemos transmitir às futuras gerações. E importante também é ressaltar que, se estamos aqui é porque um dia teve uma mulher que nos trouxe ao mundo. Temos que parabenizar e agradecer pela oportunidade que as mulheres nos dão de sermos pai, avós. O calor do colo de uma mulher cura, sem uso do remédio, aquece sem cobertor”.

O conselheiro Marcio Monteiro, diretor-geral da Escoex, também presente ao evento, lembrou a luta das mulheres pelo fim da discriminação de gênero. “A sociedade ainda precisa fazer essa transformação e isso leva tempo. O TCE realizando um evento desse promove as reflexões necessárias para que a discriminação seja combatida com mais eficiência e isso é essencial para a nossa Casa. Quero parabenizar todas, mulheres guerreiras para conquistar o espaço que tanto merecem na sociedade”.

Durante a manhã as servidoras da Corte de Contas participaram de um bate papo sobre as metamorfoses da mulher com as médicas Marília Lomonaco Galhardo, cirurgiã vascular, e Ana Carolina Xavier, endocrinologista.

A saúde vascular da mulher nas diversas fases da vida foi o tema da exposição da médica Marília Galhardo, que lembrou que varizes é uma doença crônica, sem cura mas que pode ser ameniza com alguns cuidados diários. “Atividade física, boa alimentação, ingestão de água, não ficar muito tempo na mesma posição e fazer os tratamentos quando a doença aparecer. É muito bom poder estar aqui para esse bate papo. Mais uma vez o TCE mostra que está sempre está à frente. Acho que é importantíssimo esse conhecimento.”

Depois foi a vez da médica endocrinologista Ana Carolina Xavier fazer uma reflexão sobre as várias fases da vida das mulheres. “Em cada fase da vida existem transformações e é fundamental entendê-las para que elas fiquem mais amenas. Não há prevenção, há conhecimento. Só assim podemos lutar contra os sintomas, principalmente porque eles podem ser sinalizadores de outros problemas hormonais ou outras doenças crônicas”.

Para fechar a manhã, a consultora Milena Cássia trouxe um pouco sobre o poder da imagem e sobre o que ela complementa e expressa. “Ter uma boa imagem é você transmitir aquilo que faz sentido para você e para que as pessoas se conectem com você de uma forma mais rápida. Quando o profissional está vestido de acordo com o cargo que ele exerce as pessoas vêm mais credibilidade; ele não precisa falar, ele já comunica isso pela linguagem não verbal”.

Para a auditora de controle externo Fabiana Ferreira, “esse evento nos traz a lembrança de uma batalha diuturna por mais amor, mais união entre homens e mulheres. Não somos inimigos, somos complementares e devemos construir uma sociedade melhor para todos”.

A servidora Michele Moraes considerou a iniciativa muito positiva. “O Tribunal tem muitos exemplos de mulheres dirigentes e a gente se sente valorizada, acarinhada, prestigiada, celebrando mulheres. Eu acho muito importante.”

À frente da organização de todo o evento, a conselheira substituta Patrícia Sarmento, destacou a importância histórica dessa comemoração. “Sempre comemoramos essa data, ressaltando a importância da servidora para o nosso Tribunal. E o tema desse ano - “Sua força transforma o mundo”- foi muito feliz porque ele trata também da qualidade de vida e como mulher já temos a característica da excelência, sempre queremos fazer melhor e, se nós estivermos bem, vamos desenvolver as nossas atividades no TCE melhor ainda”.

Dia Internacional da Mulher

A data, que é comemorada no mundo inteiro, foi criada no dia 08 de março de 1910, durante uma conferência na Dinamarca. Inicialmente, o propósito era homenagear 130 trabalhadoras assassinadas treze anos antes, dentro de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque/EUA.

No dia 08 de março de 1857, as operárias da fábrica de tecidos fizeram uma greve para protestar contra as péssimas condições de trabalho; e reivindicar a redução das jornadas que chegavam até 16 horas diárias, e também a equiparação de salários com os homens. No entanto, a manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e morreram carbonizadas.   

Somente no ano de 1975 - 118 anos depois do atentado - a ONU (Organização das Nações Unidas), oficializou a data através de um decreto. O objetivo não é apenas comemorar as conquistas já alcançadas, mas também discutir o papel da mulher na sociedade atual, e as medidas que devem ser adotadas contra o preconceito, a violência e a desvalorização das mulheres.

Comentários