Campo Grande

Vizinhos querem transformar rua da Nhanhá em novo “Beco do Batman”

Muro e portão da rua ganhou Muro e portão da rua ganhou

Arquitetura

Cenário da rua tem mudado com grafites coloridos que se estendem pelos muros

Um grupo de moradores da Vila Nhanhá tem sede de transformar a identidade do bairro, por isso, festas e atividades culturais têm sido realizadas com frequência na comunidade, que é marcada nos noticiários pela violência. Agora, eles mantêm mais um desejo: transformar uma das ruas em um “Beco do Batman” campo-grandense.

Para quem não sabe, o Beco do Batman é uma das principais atrações de São Paulo. Entre vielas e travessas, o local atrai turistas que se encantam com as cores do grafite e desenhos que se estendem pelas ruas.

Aqui, o desejo é fazer o mesmo na Rua Comércio, onde há um grupo de moradores fazendo um trabalho formiguinha para transformar a infraestrutura da rua.

Quem encabeçou esse projeto foi o líder comunitário Chris Robert de Oliveira, que há anos luta pela região. Nas últimas semanas, um projeto que enaltece a cultura do hip hop foi realizado no bairro e artistas grafiteiros levaram toda criatividade para os muros.

“Até o fim do ano, essa rua da Nhanhá será transformada em Beco do Batman. Quero criar um ponto turístico no meio bairro, para que as pessoas de fora conheçam e vivam uma experiência diferente do que é visto nos noticiários”, avisa o morador.

Tudo começou quando ele viu inúmeros muros baixos e outros até sem reboco pela rua. Aos poucos, ele foi conversando com a vizinhança sobre a oportunidade dos grafiteiros deixarem a rua mais colorida, foi então que alguns vizinhos até rebocaram seus muros para que os artistas pintassem. Não deu outra, após a primeira “sessão de grafite”, a rua já parece outra.

“Eu me surpreendi com os vizinhos, achei que seria mais trabalhoso, mas eles estão mais próximos e dispostos a caminhar juntos para sermos uma referência no bairro”, destaca Chris, todo feliz com a união da vizinhança.

O projeto também tem peso na identidade de quem vive ali. “É uma forma desses moradores se reconhecerem e de motivar os meninos e meninas do bairro. De transformar essa fama ruim da Nhanhá em fama boa. De transformar nosso bairro em referência de união dos moradores e lugar bom para viver”.

Depois que cinco muros foram pintados e grafitados na rua, Chris diz que até os moradores ficaram animados. “Muitos ficaram felizes de ver a frente da casa colorida e arrumada. Eles sentem que a rua está mais cuidada e motivam outros moradores a cuidar também”, finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Comentários