Ciclismo

Que tipo de ciclista você é?

Quem nunca recebeu aquela mensagem de whatsapp com os “tipos de ciclistas” onde os nomes atribuídas são “peba”, “galáctico”, etc…? Embora sejam piadas engraçadas e que servem para gerar risos nos treinos e passeios, é importante saber que a classificação dos tipos de ciclistas é muito importante para treinadores, organizadores de competições e cientistas.

Com o objetivo de criar uma categorização de ciclistas para uso em diferentes aplicações, foram entrevistados 1337 ciclistas em diferentes países do mundo, e os dados de 986 deles foram usados para elaborar uma classificação. Eles responderam várias perguntas de forma que seus dados pudessem ser organizados e submetidos a testes estatísticos. Os dados dos ciclistas permitiram estabelecer 5 categorias de ciclistas, sendo elas:

> Ciclista de estrada competitivo: ciclistas de estrada que participam de competições, com uma média de velocidade em treinamentos de 28,5 km/h e um volume semanal médio de 260 km.

> Ciclista de estrada recreacional: ciclistas de estrada que não participam de competições, com uma média de velocidade em treinamentos de 26 km/h e um volume semanal médio de 164 km.

> Ciclista de mountain bike competitivo: ciclistas de mountain bike que participam de competições, com uma média de velocidade em treinamentos de 22,4 km/h e um volume semanal médio de 163 km.

> Ciclista de mountain bike recreacional: ciclistas de mountain bike que não participam de competições, com uma média de velocidade em treinamentos de 19,6 km/h e um volume semanal médio de 103 km.

> Triatleta: triatletas que participam de competições, com uma média de velocidade em treinamentos de 29,2 km/h e um volume semanal médio de 175 km.

O estudo permitiu também detalhar um pouco mais cada uma dessas categorias, e abaixo replicamos uma tabela de dados que o artigo apresenta. Repare que esses são dados médios considerando a população de ciclistas entrevistada. Veja abaixo as informações considerando a amplitude de variação encontrada.

 

E aí, se identificou com algum grupo? Esse tipo de informação pode ser útil para estudos científicos que recrutam atletas para avaliações, mas também pode ajudar muito quando você vai procurar um grupo para treinar junto, ou até mesmo um treinador.

É importante ter parâmetros quantitativos para que tanto o atleta como o treinador possam identificar melhor o nível de treinamento e com isso planejar melhor as atividades. Infelizmente essa classificação considerou apenas ciclistas do sexo masculino, mas sabemos que as mulheres são tão fortes quanto, se não mais do que os homens, e em breve esperamos ter algo parecido para as mulheres ciclistas também.

Deixe nos comentários suas opiniões e compartilhe com os amigos.

Referência
>> Priego-Quesada JI, Kerr ZY, Bertucci WM, Carpes FP. The categorization of amateur cyclists as research participants: findings from an observational study. J Sports Sci. 2018;25:1-7

 

Comentários