na capital

Campo Grande registra 52,8 mm de chuva em oito horas, aponta Inmet

G1

O volume de chuva registrado em Campo Grande entre a noite de segunda-feira (11) e a madrugada desta terça-feira (12) totalizou 52,8 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desse total, 29 milímetros foram entre as 23h (de MS) e meia-noite. Além disso, de acordo com o instituto, as rajadas de vento chegaram a 45,7 quilômetros por hora.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 115 ocorrências foram registradas por conta do temporal. Em uma hora, de acordo com a corporação, foram 30 chamados para quedas de árvores e outros 35 sobre pontos de alagamentos. Várias ruas da cidade ficaram danificadas.

Conforme a Defesa Civil do município, equipes de agentes e voluntários cadastrados fizeram oito atendimentos durante a madrugada por conta do temporal. Foram quatro quedas de árvores e quatro pontos de alagamento, registrados no cemitério do Cruzeiro e nos bairros Coophatrabalho e Vila Popular. Na avenida Ernesto Geisel com a Rachid Neder também houve pontos de alagamento. Dois destelhamentos de casa foram registrados, na guarita do guarda na Praça do Papa e em uma residência na Coophatrabalho, onde lonas foram entregues.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida, vários setores ficaram alagados após o temporal, segundo informações de funcionários. Trabalhadores da limpeza estavam no local desde a madrugada. A ala de emergência foi uma das mais afetadas. Uma placa que fica no canteiro em frente à unidade foi derrubada durante a tempestade.

Na avenida Calógeras, próximo à avenida das Bandeirantes, uma árvore de grande porte caiu sobre o asfalto. Outras quedas foram registradas na rua Rodolfo José Pinho (Jardim São Bento), avenida Presidente Vargas e rua Presidente Rodrigues Alves (Santo Amaro). Os motoristas devem ficar atentos porque o trânsito está interditado nesses locais.

Na região da Vila Nasser, a rua Carlota de Almeida Lemos teve parte do asfalto arrancado. Uma camada de lama tomou conta da avenida Ernesto Geisel, próximo ao cruzamento com a avenida Euler de Azevedo, e do trecho da Via Parque ao lado do Parque das Nações Indígenas. Os motoristas devem redobrar a atenção ao volante porque a chuva deve continuar nesta terça-feira.

Algumas ocorrências foram atendidas na noite de segunda-feira. Uma árvore atingiu o posto de saúde da rua 26 de Agosto. Outra delas caiu na rua Pio Rojas, no bairro Monte Castelo. Algumas caíram em cima de residências, mas não houve vítimas.

Alguns bairros que ficam na região da saída para São Paulo, saída para Aquidauana e a região norte da capital sul-mato-grossense tiveram queda de energia elétrica. Segundo a concessionária de energia do estado, Enersul, equipes estão nas ruas resolvendo os problemas.

Perto do parque de exposições Laucídio Coelho, um cabo de alta-tensão rompeu provocando faíscas no local. A assessoria da Enersul não tem informações sobre o ocorrido, mas afirma que o incidente deve ter sido provocado por fatores externos, como quedas de raios ou galhos de árvores.

Segundo a companhia, a rede elétrica da cidade desliga automaticamente em casos como esse para evitar acidentes. Apesar disso, a orientação é não se aproximar do local e aguardar as equipes técnicas. Em caso de dúvidas, o atendimento ao cliente da Enersul é feito pelo 0800-7227272.

Alagamentos foram registrados no bairro São Francisco, na Vila Popular e na avenida Fernando Corrêa da Costa, onde a água invadiu a calçada.

Comentários