ESPORTE

Dourados será a capital regional do Gateball neste domingo

Dourados sedia durante o próximo domingo (22), o 13° Torneio Toshinobu Katayama de Gateball, esporte criado no Japão e difundido mundialmente. O evento acontece na sede campestre do Clube Nipônico, contando com a participação de mais de 30 equipes do todo Brasil.

Segundo Jorge Kaku, diretor de arbitragem da Sociedade Clube de Gateball de Mato Grosso do Sul (SCGMS), estarão presentes atletas de São Paulo e do Paraná, além de cidades como Campo Grande, Ponta Porã e Naviraí, entre outras, bem como da anfitriã, que terá quatro times representantes.

“Esse esporte é bastante conhecido na nossa região, inclusive, Dourados já foi terceiro lugar no Brasileiro de 2010. Por isso, a expectativa para essa competição é muito grande. Acredito que haverá bons jogos”, comentou ele, ressaltando que os interessados podem acompanhar as disputas gratuitamente.

Kaku ainda destaca que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Gateball não é um esporte praticado exclusivamente por pessoas da terceira idade. “Boa parte dos praticantes são idosos, mas temos muito jovens também. O time de Guaraçaí (SP), por exemplo, é composto basicamente por jovens.

Os idosos participam mais, pois é um jogo que exige calma e paciência para o lançamento da bola; é preciso um nível de concentração semelhante ao do xadrez, por isso, os mais novos acabam sendo pegos pela ansiedade”, disse.

Gateball simplificado

O Gateball foi criado no final da década de 40 pelo japonês Eiji Suzuki, sendo inicialmente desenvolvido para crianças, porém, pessoas de todas as idades se tornaram adeptas, principalmente por causa do desgaste físico moderado, o que permite a participação de idosos e deficientes.

A modalidade é jogada em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento, por 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem uma área de início (start), três gates (arco) e um goal pole (pino central). O Gateball é jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores cada.

Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes às suas ordens de jogo. As bolas vermelhas são ímpares (1-3-5-7-9) e as brancas são pares (2-4-6-8-10). Os times ganham um ponto por cada bola rebatida com o stick (taco) que atravessar um dos arcos, e dois pontos quando atingir o pino central (agari) da quadra. Um jogo tem duração de 30 minutos. Ao final do período, a equipe que obtiver o maior número de pontos será a vencedora.

Comentários