Transito

Fiscais da Agetran aplicam 82 multas só esta semana em Dourados

Balanço da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran) de Dourados revela que 82 condutores foram autuados na primeira semana após os agentes ganharem o poder de lavrar auto de infração. As principais infrações estão relacionadas à utilização de celular ao volante, dirigir na contramão, estacionamento em local proibido e falta do uso do cinto de segurança.

A Agetran foi criada no ano passado pela prefeitura de Dourados e os agentes foram contratados através de concurso público. São 30 profissionais que receberam treinamento teórico e prático e passaram por período de estágio e adaptação nas ruas. Há quase dois meses em atividade prática, os agentes têm papel importante, principalmente educativo, com a função de efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho do trânsito.

Segundo Walter Hora, diretor da Agetran, o trabalho dos agentes vai além da fiscalização cotidiana. “Eles também são responsáveis pela operação do trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo”, explica. Também é função do agente executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e paradas em vias públicas.

O trabalho dos agentes em Dourados está apenas começando, contudo os profissionais já são reconhecidos pelos usuários de trânsito como autoridade. A comerciária Marinalva Pereira, de 37 anos, reconhece a importância dos agentes. “Fui alertada sobre a falta do uso do cinto de segurança com os passageiros do banco traseiro. Tomei consciência porque carrego meus filhos e agora todas as pessoas que entram no carro eu peço para colocar o cinto”, disse a motorista.

No mês passado a falta do uso do cinto liderava entre os condutores. Nesse mês mudou. “Observamos que, com a presença dos agentes nas ruas, os usuários de trânsito estão mais conscientes e passaram a utilizar o cinto, no entanto que a principal infração praticada está sendo a utilização do celular ao volante”, disse Walter Hora, acrescentando que o papel da Agetran é voltado à educação. “A multa ocorre em último caso”, explica.

Estatística

Reduzir o número de acidentes no trânsito de Dourados é um grande desafio da Agetran. Segundo o Detran, de janeiro a junho deste ano foram registrados 1.224 acidentes na cidade, contra 1.233 no mesmo período do ano passado. Quanto ao número de vítimas fatais este ano aumentou. Foram 20 contra 16 do primeiro semestre de 2012. Com a atuação dos agentes de trânsito nas ruas, o diretor da Agetran acredita na redução de acidentes. “Essa é uma das funções dos profissionais, de educar os pedestres, os ciclistas, os motociclistas e os condutores de veículos, de forma a garantir mais segurança no trânsito da nossa cidade”, analisou.

Infrações

As principais (e mais perigosas) infrações cometidas no trânsito são o excesso de velocidade e o fato de não se respeitar a sinalização. O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) prevê penalidades como a advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a obrigatoriedade de frequentar um curso de reciclagem.

A medida administrativa é o ato praticado pelas autoridades de trânsito a fim de impor pena (punição), seguindo as normas e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Trânsito. São elas: remoção do veículo, retenção do veículo, recolhimento da CNH, recolhimento da permissão para dirigir, recolhimento do Certificado de Registro, recolhimento do Certificado do Licenciamento Anual, transbordo do excesso de carga, aplicação do bafômetro, perícia de substância entorpecente e a posterior restituição aos proprietários, após o pagamento das multas e encargos relacionados à infração. As infrações punidas com multa estão divididas em 4 categorias, de acordo com a gravidade.

Comentários