Cidades / Região

Gaudêncio líder indígena leva paulada de mulher contra bloqueio na aldeia

Liderança e voluntários bloquearam entradas da aldeia Bororó para não indígenas Foto: Divulgação Liderança e voluntários bloquearam entradas da aldeia Bororó para não indígenas Foto: Divulgação

Gaudêncio Benites, líder indígena da aldeia Bororó em Dourados, procurou a delegacia de polícia para denunciar duas mulheres que o agrediram com paulada. Elas seriam contra o bloqueio que vem sendo realizado na aldeia desde segunda-feira, com impedimento da entrada de não-indígenas.

Gaudêncio e voluntários fazem orientações à comunidade sobre os riscos do coronavírus, já que por lá há 30 casos de covid-19. Eles informam os moradores a manterem mãos higienizadas e usarem máscara quando tiverem que ir até o perímetro urbano de Dourados.

Ontem no final da tarde, conforme ocorrência, Gaudêncio orientava colegas da aldeia quando as mulheres foram até o local, discutiram com a liderança indígena e pegaram a moto dele.

O veículo foi levado até a casa de uma das mulheres e Gaudêncio, conforme a ocorrência, seguiu atrás. Na delegacia ele relatou que foi xingado e ameaçado, que "um pessoal iria pegá-lo".

Enquanto tentava apaziguar a briga, uma das mulheres desferiu um golpe com um pedaço de madeira nas costas dele, provocando lesão.

Gaudêncio deixou o local com a motocicleta e procurou a delegacia para denunciar o caso. Ele disse ainda que a mulheres não respeitam as determinações da liderança local e tem incitado constantemente brigas dentro da aldeia, deixando o ambiente propenso a desordem.

Comentários