DOURADOS

Mesmo com bandeira cinza, lockdown acaba sábado em Dourados, afirma prefeito

Prefeito Alan Guedes durante transmissão para anunciar que lockdown acaba sábado (Foto: Reprodução) Prefeito Alan Guedes durante transmissão para anunciar que lockdown acaba sábado (Foto: Reprodução)

Alan Guedes disse que medida extrema adotada dia 30 não será renovada e economia volta a abrir

O lockdown decretado no dia 30 de maio acaba sábado (12) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em transmissão ao vivo por rede social pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Segundo ele, setores da economia fechados por 14 dias para tentar conter a disseminação do coronavírus poderão retomar o funcionamento a partir de domingo mesmo com a classificação do município com bandeira cinza pelo programa Prosseguir.

Até agora, Dourados foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a adotar o “fecha tudo” durante a pandemia e há duas semanas só estão funcionando supermercados, açougues, farmácias, padarias e postos de gasolina.

“Nós havíamos bandeirado vermelho na prévia que o Prosseguir divulgou ontem. Porém, hoje, após reunião extraordinária, o Prosseguir classificou Dourados e outras 40 cidades com bandeira cinza, mas quero deixar claro que o lockdown em Dourados termina no sábado. Não vamos renovar essa medida extrema”, afirmou o prefeito.

Alan Guedes disse que Dourados respeita a decisão do programa estadual e sabe da importância do sistema para controle da pandemia em Mato Grosso do Sul, mas vai buscar, “dentro das questões jurídicas que o próprio decreto estadual permite”, flexibilizar as medidas “ao máximo possível”.

Segundo ele, o objetivo é permitir que setores do comércio, de serviços e indústrias fora do ramo alimentício possam voltar a trabalhar e mover a economia da cidade.

“Todos nós juntos temos pagado preço muito alto muito alto nesses últimos 14 dias. Para deixar claro: vamos buscar alternativas, inclusive juridicamente, para flexibilizar. Não vamos renovar o lockdown em Dourados”, reforçou.

Entretanto, o Campo Grande News apurou que o prefeito ainda discute com sua assessoria jurídica quais medidas podem ser tomadas para permitir a reabertura.

A tendência é que a prefeitura autorize o funcionamento dos serviços considerados essenciais no decreto estadual e amplie o delivery para setores fechados atualmente, como lojas do comércio central e do shopping.

Boletim divulgado por volta de 13h pela prefeitura informou mais 127 casos positivos de covid-19 em Dourados nas últimas 24 horas. Outros oito pacientes infectados pela doença morreram nesse período – 4 moradores locais e 4 de cidades da região.

Comentários