FORA TEMER

Temer recebe muitas vaias e poucos aplausos na abertura da Paralimpíada

O presidente Michel Temer recebeu muitas vaias e poucos aplausos na cerimônia de abertura da Paralimpíada, na noite desta quarta-feira (7), no Maracanã.

Temer foi anunciado pelo presidente do Comitê Paralímpico Internacional, pouco antes das 21h10. Logo após o nome ser dito no microfone, começaram as vaias, que continuaram durante a breve fala do presidente: "Declaro abertos os Jogos Paralímpicos de 2016", disse. As duas primeiras palavras da frase de Temer não saíram no autofalante do estádio (veja vídeo acima).

Em seguida, um coro de "Fora, Temer" foi ouvido no Maracanã. Algumas pessoas aplaudiram o presidente. Por meio da assessoria de imprensa, a Presidência da República informou que "as manifestações fazem parte de um regime democrático e o governo vai conviver com elas". "Isso [protesto] faz parte e é natural", disse a assessoria.

Momentos antes, o presidente do comitê brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, teve que interromper o discurso por cerca de um minuto. Após dizer: "Agradeço a parceria dos governos federal, estadual e municipal, unidos com a Rio 2016 para a realização destes jogos", iniciou-se uma grande vaia, seguida por gritos de "Brasil, Brasil" e de "Fora, Temer". Houve também quem aplaudisse (veja vídeo acima).

O presidente chegou ao Rio por volta das 16h, acompanhado da mulher, Marcela Temer.

Ao desembarcar na capital fluminense, o presidente seguiu para o Palácio do Itamaraty, no Centro, onde recebeu autoridades internacionais que também foram acompanhar a abertura. Por volta das 17h45, eles seguiram em comboio para o Maracanã. Temer deve voltar para Brasília ainda nesta quarta-feira.

Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro. Irão competir 4.350 atletas de 176 países – o maior número de participação da história da Paralimpíada. Fazem parte do programa de competições 22 modalidades esportivas, sendo a canoagem e o triatlo as novidades em relação à edição anterior.

A viagem de Temer para o Rio de Janeiro ocorreu horas após ele participar, em Brasília, do desfile militar do 7 de setembro, pela manhã. Ele foi recebido no palanque oficial do desfile com gritos de "Fora, Temer" por uma parte do público e com aplausos por outra parte.

Temer chegou ao palanque às 9h para dar início ao desfile em comemoração aos 194 anos da independência do Brasil. O evento durou duas horas. Assim que o presidente chegou, parte do público de uma das arquibancadas gritou "Fora Temer" e "golpista". Outra parte reagiu, aplaudindo e gritando "Fora, comunistas" e "Nossa bandeira jamais será vermelha".

Comentários