Cidades / Região

Três morrem na fila da UTI em Dourados em 1 semana

Três pacientes morreram na fila da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Dourados, em uma semana. A denúncia, apresentada pelo Conselho Municipal de Saúde aos ministérios públicos Estadual e Federal, aponta que apesar de vagas disponíveis, o Hospital Universitário negou os leitos para pacientes internados no Hospital da Vida e que precisavam ser transferidos. Segundo o Conselho, a alegação para não prestar o socorro era o de que não havia lençol disponível nos leitos de UTI, já que um dos aparelhos da lavanderia estava quebrado.

De acordo com relatório do Conselho, as denúncias dos pacientes começaram no último dia 7. Na ocasião, o Conselho entrou em contato com a direção do Hospital da Vida, que informou que o caso do paciente José Vieira de Souza era grave e que necessitava de leito de UTI.

No entanto, o Hospital Universitário teria negado a vaga informando que não havia leitos disponíveis. No dia seguinte, quando recebeu a informação de que seis pacientes estavam em estado gravíssimo do Hospital da Vida a espera de UTI, o Conselho foi até o Hospital Universitário e constatou um total de 20 leitos vazios entre UTIs e enfermarias.

Em conversas com profissionais de saúde da UTI, o Conselho recebeu a informação de que UTIs haviam no dia da solicitação, o que faltava seriam lençóis. O Conselho constatou, ainda, pacientes passando frio, leitos sem lençol, pacientes sem banho e sem troca de roupa de leito.

O Conselho constatou também a falta do medicamento lasix. Mesmo no dia posterior a estas constatações, haviam pelo menos quatro pessoas no Hospital da Vida a espera de uma vaga na UTI e que, mesmo assim, o HU teria continuado a informar que não havia vagas. Em contato telefônico do Conselho, o HU informou ter as seis vagas de UTI e que o serviço de lavanderia já estava normalizado.

Defasagem de leitos

Apesar de nesses casos haver suspeitas de negligência por parte do Hospital Universitário, um parecer do Ministério Público Estadual mostrou este ano que o município de Dourados não tem estrutura suficiente para atender a demanda de pacientes de UTI e isto coloca em risco a vida dos pacientes. Hoje, segundo parecer, o município tem um déficit de 57% de leitos de UTI do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. De acordo com Ação do MPE, são 55 leitos disponíveis contra 126, que seria o número recomendado.

Mortes

Na última quinta-feira, a aposentada Eva Ramos Araújo, 75 anos, morreu no corredor do Hospital da Vida em Dourados a espera de uma vaga de UTI. Segundo a 94 FM, a vítima passou por uma cirurgia de risco no estômago, na noite de quarta-feira (12). HV solicitou vaga na UTI do HU, que negou a internação.

Também na quinta-feira morreu, a espera de uma vaga na UTI, Jean Michel Aguero Frazão, de 26, no Hospital da Vida em Dourados. Ele, que é funcionário do Hospital Universitário, sofreu um acidente e teve traumatismo craniano.

Com a gravidade do caso, ele precisava de uma vaga na UTI. Conforme também noticiou a 94 FM, o Conselho de Saúde Municipal propôs uma troca de leito com o Hospital Universitário, mas a instituição não aceitou. O acidente aconteceu na noite de sábado e ele ficou até segunda-feira no corredor do hospital aguardando uma vaga na UTI. Já na madrugada de sábado para domingo, da semana passada, morreu a aposentada Mariana da Silva, de 86 anos, também a espera de vaga na UTI.

Providências

O promotor de Justiça da Saúde Pública, Ricardo de Mello, disse que diante dos quadros de morte por falta de UTIs, vai pedir bloqueio de verbas que são destinadas para o Município, Estado e União em Dourados pagarem leitos de UTI particulares.

A promotoria também vai pedir a majoração de multa ao poder público. A decisão é baseada em uma liminar, garantida este ano e que obriga o poder público a destinar vagas de UTI particulares quando não houver disponíveis na rede pública. O promotor também vai encaminhar as denúncias para o Ministério Público Federal.

HU

Em nota, o HU afirma que “desde o início da semana, vem adotando uma série de medidas emergenciais para minimizar os impactos provocados pela quebra de uma máquina secadora da lavanderia da instituição”.

Uma parte do enxoval utilizado diariamente pelo hospital está sendo encaminhado a uma lavanderia terceirizada. O restante, em torno de 600 quilos, está sendo lavado no próprio HU/UFGD e levado para secagem no Hospital Evangélico. A demanda diária de enxoval no HU/UFGD é de 970 quilos, incluindo lençóis, toalhas de banho, roupas para os pacientes e privativo – uniforme utilizado pela equipe para os procedimentos.

Desde o ano passado, o hospital também adotou a utilização de campos cirúrgicos descartáveis, para reduzir o volume de enxoval a ser lavado e higienizado pela instituição.

A direção informou que o bom funcionamento do setor de lavanderia é fundamental para os serviços prestados pela instituição, considerando que a liberação de um leito fica impedida caso não haja enxoval limpo e devidamente higienizado. Por este motivo, no domingo, seis leitos de UTI adulto, apesar de desocupados, não puderam receber novas admissões, conforme constatado pelos fiscais do Conselho Municipal de Saúde.

No entanto, a direção destaca que esta situação é pontual e tratada como prioridade pela administração do Hospital Universitário e da UFGD. Logo na segunda-feira, todos os leitos de UTI já foram liberados.

De acordo com o diretor de Enfermagem do HU/UFGD, Genivaldo Dias da Silva, as medidas emergenciais adotadas pela direção, desde o início da semana, devem contornar o problema até que a máquina secadora seja consertada. Na tarde de quinta-feira (13), o HU/UFGD operava com 92% de sua taxa de ocupação e não havia nenhum leito impedido pela ausência de enxoval.

Dificuldades

Os problemas ocorridos no setor de lavanderia não são novos e nem exclusivos do Hospital Universitário da UFGD. Devido à grande demanda de enxoval utilizado nos leitos e procedimentos, o setor opera nos três períodos, favorecendo a ocorrência de problemas de ordem técnica.

Por conta disto, nos últimos anos, a direção do HU/UFGD trabalha na tentativa de inovar o parque tecnológico da instituição, a partir de aquisição de novos equipamentos. Somente neste ano, foi adquirida e instalada uma máquina lavadora nova, com capacidade de 100 quilos. O hospital também possui uma outra lavadora, mais antiga, com capacidade de 50 quilos por processamento.

Na semana passada, foi instalada uma centrífuga e uma secadora nova, com capacidade para até duas toneladas de roupa por dia. O problema ocorrido foi durante a instalação desta secadora, por erro do próprio técnico da empresa fabricante. Na segunda-feira, o equipamento queimado já foi retirado pelos técnicos e enviado para manutenção e substituição.

Ainda não há previsão para que o equipamento volte a operar. Além desta secadora nova, o HU/UFGD ainda mantém em funcionamento outro equipamento com capacidade para 40 quilos”.

fonte: Dourados Agora

Comentários