conscientização

Veterinária diz que falta conscientização para quem maltrata animais

Por: Cristina Nunes / Jornal A Notícia - Unigran

A Legislação brasileira prevê a pena de três meses a um ano de detenção para quem maltrataranimais. Na opinião da médica veterinária Leticia Possa falta conscientização para quem comete o ato e também uma lei mais eficaz.

A veterinária atende em Itaporã, município localizado a 18 km de Dourados, e diz que na cidade varias pessoas mal tratam os animais como se não estivessem fazendo nada errado. De acordo com Leticia, muitas vezes as pessoas ficam bravas com cães e gatos por eles sujarem suas casas ou derrubarem latões de lixoe acabam jogando pedra ou água quente e fazendo outras coisas que se classificam como maus tratos aos animais.

Leticia adverte que mal tratar os animais não é a atitude correta, pois dessa forma o animal não irá aprender. “Na maioria das vezes o animal nem sabe o porquê está sendo mau tratado, as pessoas precisam se conscientizar que o animal não tem o raciocínio humano”, afirma. Ela ressalta que a maioria dos cães e gatos que vão atrás de comida nas casas ou reviram latões de lixo foram abandonados e estão à procura de alimentos.

A veterinária relata que em Itaporã muitos cães e gatos ‘vira latas’ são abandonados nas ruas e por não serem animais de raça são desprezados e quase ninguém se dispõe a adotá-los e cuidá-los, na opinião dela não é uma boa atitude. “Embora eles não sejam animais de raça, o organismo deles funciona igual o dos outros, e necessitam dos mesmos cuidados”, explica. Leticia acrescenta que a maioria dos casos de maus tratos em Itaporã é por meio de envenenamento que levam o cão a morte.

O arquiteto e urbanista Gladstone Rafael, morador em Itaporã, gosta muito de animais, ele tem em sua casa dois cachorros e dois gatos, mas recentemente ele e a família perderam uma gatinha. Gladstone relembra que quando notaram o sumiço do animalzinho ficaram preocupados e divulgaram na internet, mas depois de três dias sentiram um forte odor no terreno baldio ao lado de sua residência e descobriram que a gata havia morrido envenenada. “O pior de tudo é a situação de impotência, não poder fazer nada, pois não sabemos quem é o culpado para denunciarmos”, disse. O arquiteto também afirmou que na região onde ele mora vários gatos foram envenenados.

De acordo com o delegado Marcelo Batistela Damaceno, as pessoas devem registrar Boletim de Ocorrência na delegacia para que a polícia possa investigar casos de maus tratos aos animais. O delegado informou que em Itaporã desde 2007 até julho de 2013 houve apenas três denuncias de maus tratos aos animais. O delegado explica que apesar da legislação prevê três meses a um ano de detenção, ninguém fica preso, pois é dada a opção para o transgressor prestar serviços sociais, como pagar cestas básicas.

Existe um projeto de Lei para alterar a penalidade de quem comete abusos contra animais, aumentando para dois anos e um mês a quatro anos, se caso for aprovado quem cometer tal delito não terá mais direito de prestar serviços ao invés de ficar preso.

Comentários