CULTURA

Abertas inscrições para 14ª Mostra Cultural e Festival de Música

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Estão abertas até o dia 29 de outubro deste ano as inscrições para a 14ª Mostra Cultural e Festival de Música das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – MS In Concert. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), através do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC).

Para 2021 a proposta de apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa e produções artístico-culturais das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, caracterizam-se sobretudo pelo desafio em lidar com a atual pandemia provocada pelo coronavírus que se espalhou por todo o mundo.

Diante dessa situação, a Secretaria de Estado de Educação, através do seu Núcleo de Arte e Cultura, pensou e elaborou o projeto levando-se em conta todos os cuidados e medidas de segurança e distanciamento adotados por todos. Portanto, a Mostra Cultural e o MS In Concert, serão realizados de forma presencial no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos dias 04 e 05 de dezembro das 07:30h às 18h, apenas para os alunos e professores envolvidos nas apresentações, sendo transmitidos via Live pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Educação.

A Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS propõe a temática: “Folclore – A Cultura Popular Brasileira”, fundamentado no princípio de que a cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.   Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

As inscrições dos dois eventos podem ser feitas de 22/09 a 29/10, somente através do e-mail: mostracultural.nuac@gmail.com

Ao propor essa temática, o Núcleo de Arte e Cultura – NUAC/SED pretende explorar o universo imaginário do folclore, contido nas múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais, provocando questionamentos acerca das manifestações artísticas, com o foco nos resultados de produções em arte que representem e estimulem a criatividade através das diferentes linguagens, reforçando e contribuindo de modo significativo para o ensino-aprendizagem dos nossos alunos.

O festival de Música MS In Concert tem objetivo de divulgar os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2021, sob a orientação dos professores que desenvolvem projetos na área da música ou que participem do Programa: Arte e Cultura na Escola, com o intuito de valorizar a importância da arte, da música e da cultura, por meio de apresentações culturais, que reunirão as diferentes linguagens e estilos musicais, através de apresentações de orquestra, violão, canto coral e flauta doce e demais formas de expressão musical.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 29/10, somente através do e-mail: mostracultural.nuac@gmail.com - Para mais informações, o Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) atende através do telefone: (67) 3323-7212.

Comentários