Cultura / Lazer

Bonito na lista dos lugares mais procurados do momento

Nadando entre peixes no Rio da Prata, uma das atividades mais procuradas entre os atratitivos de natureza em Bonito (Foto: Haroldo Palo Jr/Grupo Rio da Prata) Nadando entre peixes no Rio da Prata, uma das atividades mais procuradas entre os atratitivos de natureza em Bonito (Foto: Haroldo Palo Jr/Grupo Rio da Prata)

Lugares por Onde Ando

O turismo de natureza segue em alta entre os viajantes brasileiros. O balanço de um ano da retomada das atividades turísticas depois da parada provocada pela pandemia de Covid-19, mostra que alguns destinos de ecoturismo brasileiros registraram recorde de visitação em 2021. É o caso do município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, que recebeu 205 mil visitantes, número 9,3 vezes maior que a população local de pouco mais de 22 mil habitantes.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, 17, pelo Ministério do Turismo, 2021 foi o melhor ano de Bonito em números de visitantes. Considerado um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, Bonito reabriu seus atrativos em 01 de julho de 2021, após três meses e 11 dias de paralisação geral por conta da pandemia do coronavírus, e inicia 2022 entre os destinos mais procurados para turismo em natureza ao lado de Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

A alta procura por destinos de natureza é uma tendência mundial que o Brasil deve aproveitar, visto toda a sua potencialidade. “Nós temos um país com belezas naturais ímpares e com locais para turista nenhum botar defeito”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto ao comentar os recordes de visitação nos destinos de ecoturismo brasileiros em 2021.

O balanço do Ministério do Turismo destaca que em 2019, ou seja, antes da pandemia, o turismo de natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer.

Comentários