Cultura / Lazer

É tempo de viajar, relaxar, curtir o sol, mas com segurança

Sol, praia e mar, chegou o verão, sinônimo de viagens de férias, mas o ideal é curtir a estação em alerta com a segurança sanitária (Foto: Reprodução) Sol, praia e mar, chegou o verão, sinônimo de viagens de férias, mas o ideal é curtir a estação em alerta com a segurança sanitária (Foto: Reprodução)

Lugares por Onde Ando

Verão, calorão, praia e mar, hora de viajar, relaxar e se largar. A estação mais desejada pela maioria dos viajantes é sempre sinônimo de viagem, mesmo em países onde o sol e o clima quente prevalecem quase o ano todo, como é o caso do Brasil, mas, em tempo de pandemia, nada funciona como antes.

“É verão, bom sinal, já é tempo de abrir o coração e sonhar”, diz a canção da Banda Roupa Nova, sucesso de 1981. Só que nesta virada de 2021, não é exatamente assim. Você até pode abrir o coração, nada contra sonhar, mas o ideal é curtir o verão e o período de férias sem se descuidar da segurança sanitária.

O verão de 2021 chegou na terça-feira, 21, e na quarta-feira, 22, o Ministério do Turismo divulgou uma lista de medidas que devem ser adotadas pelos viajantes nos destinos nacionais para evitar problemas relacionados à Covid-19. Com a variante Ômicron se espalhando pelo mundo, além do surto da gripe H3N2 que apresenta sintomas parecidos à Covid, tornou imprescindível manter o alerta aceso.

Por exemplo, não viajar se estiver doente ou ter estado com alguém que contraiu o coronavírus nos últimos 14 dias; evitar aglomerações nas recepções de meios de hospedagem, priorizar canais online de check-in; manter distanciamento de pelo menos 1 metro de outras pessoas; utilizar máscara em todos os ambientes públicos ou compartilhados e cobrir nariz e boca com lenço ou braço ao tossir ou espirrar.

As orientações aos viajantes também envolvem práticas como lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel 70%; desinfetar periodicamente objetos de uso pessoal e não os compartilhar, além de comunicar imediatamente a direção do local onde estiver hospedado se apresentar algum sintoma de Covid. O turista também pode denunciar estabelecimentos que descumpram os protocolos de biossegurança, por meio do telefone 136, o Disque Saúde.

Em nota, o Ministério do Turismo lembra que o primeiro ponto a ser observado pelo viajante é se estabelecimentos como bares, restaurantes e hotéis possuem o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. Lançado pelo MinTur em junho de 2020, trata-se de uma certificação que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 por atividades da área turística. O site do Selo também lista atitudes responsáveis que podem ser adotadas por viajantes no sentido de reduzir riscos na pandemia.

“A união de esforços na prevenção de riscos favorece viagens seguras e a retomada do turismo. É preciso que tanto estabelecimentos turísticos quanto os visitantes adotem cuidados básicos. A prática do turismo responsável, aliada ao avanço da vacinação contra a Covid-19, reforça a volta das atividades do turismo do Brasil e todos nós sabemos o quanto isso é importante para quem viaja e também para a manutenção e geração de empregos”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Comentários