Cultura / Lazer

Listamos 4 dicas que aliam esporte de aventura e turismo

Se atividade física aumenta a nossa capacidade imunológica e a eficácia das vacinas contra a Covid-19, que dirá então se for ao ar livre em meio a natureza (Foto: Foco Radical/Divulgação) Se atividade física aumenta a nossa capacidade imunológica e a eficácia das vacinas contra a Covid-19, que dirá então se for ao ar livre em meio a natureza (Foto: Foco Radical/Divulgação)

Lugares por Onde Ando

O ano de 2022 apresenta um extenso roteiro de competições esportivas em Mato Grosso do Sul. Já em fevereiro, por exemplo, Campo Grande e Bodoquena serão cenários de provas que aliam esporte de aventura com turismo e belas paisagens, bem a cara do verão, como a Trail Run Morro do Ernesto, competição em trilhas e caminhos secundários, e a Trip Trail Bodoquena MTB, uma das principais modalidades do ciclismo rural.

São provas amadoras com vagas limitadas abertas para quem já está acostumado a participar de competições esportivas e também para iniciantes, segundo os organizadores. Portanto, se você ainda não curte nenhuma modalidade, mas tem a prática de esporte entre seus objetivos em 2022, está na hora de aproveitar as promoções de lançamento do calendário e garantir sua participação.

Veja abaixo quatro dicas de provas para você  já iniciar o ano novo fazendo parte do mundo dos esportes:

1 - A Trail Run Morro do Ernesto vai abrir o calendário de 2022. A prova será realizada no dia 13 de fevereiro em um único percurso de 13.300 km para homens e mulheres com largada às 7h. Localizado na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande (acesso pela rodovia MS-080, sentido Rochedo), o Morro do Ernesto tem até uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. As inscrições vão só até o dia 15 deste mês.

Menos de uma semana depois da Trail Run Morro do Ernesto, Campo Grande vai receber a prova noturna “Correndo pela História”, dia 19 de fevereiro. Com largada às 20h no Armazém Cultural, na antiga Estação Ferroviária, a corrida será um evento especial que irá unir turismo, história e esporte em um percurso de 5 km por pontos históricos e turísticos.

2 - Com inscrições abertas até o dia 19 deste mês, Correndo pela História pretende contar um pouco da memória de Campo Grande, desde o local da largada, na Estação Ferroviária, passando por vários outros marcos históricos, como o “Relógio Público Municipal”, inaugurado em 1933 na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, e o Mercadão Municipal, uma referência na vida dos campo-grandenses desde sua inauguração em 1958. A corrida será disputada pela primeira vez.

3 - No dia 27 de marco, será a vez da maratona da Trip Trail  Bodoquena MTB. A prova receberá inscrição até o dia 5 de março e será realizada na Comunidade Canaã, localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com largada às 7h nas categorias Pró (85 km), Sport (68 km) e Turismo (28 km).

É uma prova com alta dose de adrenalina, exigindo muito dos ciclistas em um percurso de estradas de terra, trilhas e todo tipo de terrenos acidentados, com nível maior de dificuldade especialmente na categoria Pró, que concentra os competidores. Nas categorias Sport e Turismo é bem mais tranquilo, mais apropriadas para os iniciantes e para quem prefere curtir as beleza naturais do percurso.

4 – Nos dias 17 e 18 de setembro, a atração do calendário será a Trail Run Serra da Bodoquena. Com inscrições abertas até o dia 17 de agosto, a prova será disputada nas distâncias de 7.150 km (caminhada), 12 km, 21 km e 30 km. Conforme o regulamento, o percurso em meio à natureza terá trechos íngremes, montanhas, trilhas, estradas de chão batido, pedras, rios, terrenos acidentados, costões e obstáculos naturais.

O regulamento da Trail Run Serra da Bodoquena ainda traz a ressalva de que para se inscrever na distância de 30 km será preciso comprovar antecipadamente a participação anterior em pelo menos uma meia maratona (21.097,5 km de Trail Run) ou uma maratona de asfalto, as chamadas “corridas de rua”.

Promoções – De acordo com a organização, não serão realizadas inscrições presenciais, apenas pela Internet no Site Oficial que concentra todas as corridas, e os 100 primeiros inscritos encontrarão preços promocionais em qualquer uma das quatro provas. No site você encontra todas as informações básicas para a sua participação, inclusive o regulamento de cada uma das provas.

Comentários