Curiosidades

Alimentar cães uma vez ao dia pode ser chave para envelhecimento saudável

Foto: Matilha Real Foto: Matilha Real

Um estudo com 24 mil cachorros de estimação mostrou que os cães que comem uma vez por dia têm menos chances de desenvolver doenças relacionadas à idade. O trabalho também mostrou que a prática pode melhorar as funções cognitivas na velhice, em comparação a pets que se alimentam com mais frequência.

Os dados foram coletados dezembro de 2019 e 2020. Para pesquisar o efeito da alimentação sobre a saúde, os pesquisadores colheram dados de cachorros de 1 a 18 anos. Já para analisar os efeitos sobre a cognição, eles levaram em conta cães de 6 a 18 anos. Segundo o estudo, seis é a idade a partir da qual os cachorros começam a ter perdas cognitivas.

Em cinco das nove doenças estudadas, a associação entre a alimentação uma vez ao dia e a melhora de saúde foram "estatisticamente significativas". São elas problemas gastrointestinais, dentários/orais, ortopédicos, renais/urinários e hepáticos/de pâncreas.

Isso, entretanto, não significa que qualquer dono pode mudar a frequência de alimentação dos animais por conta própria. É preciso sempre ter orientação do veterinário que acompanha o pet.

 

Comentários