Economia

Maioria diz que não vai conseguir pagar IPTU e IPVA à vista

Central do IPTU, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami) Central do IPTU, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquetes

Em geral, a recomendação é que se faça o pagamento de uma só vez, por conta do desconto

A maioria dos leitores afirma que não vai conseguir pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrados, respectivamente, pelo município e pelo Estado.

De acordo com a enquete do Campo Grande News, 39% dizem que vão conseguir efetuar o pagamento desta forma e os demais 61% relatam que não.

Cada motorista, no caso do IPVA, tem uma data limite de pagamento do tributo, que varia varia de acordo com o final das placas.

Em geral, contribuintes podem fazer pagamento de três maneiras - à vista, com pequeno desconto, em janeiro; à vista, sem desconto, em fevereiro; ou em três parcelas, de janeiro a março.

A recomendação é que se utilize o pagamento à vista, para reduzir o valor final. Caso não haja tal recurso, o parcelamento feito ao Poder Público é o mais indicado, já que juros de cartões e cheques especiais podem ser ainda maiores.

A leitora Lenira Jesus Prado reclama do IPTU cobrado em apartamentos populares e da burocracia para pedir isenção. "Mesmo sabendo que, por Lei, não deveria cobrar, eles mandam o carnê e se você não acha justo, tem que se virar para correr atrás de fazer o pedido de isenção".

O leitor Valdir Siqueira relata que está "lutando" para conseguir pagar parcelado, enquanto a Maria Aparecida Pereira de Lima diz que conseguiu negociar à vista. "Os meus, graças à Deus, eu já consegui pagar. Pagar à vista, quando a gente consegue, é uma boa opção pelos descontos. Consegui economizar quase uns R$ 300".

Comentários