Educação

Aluna de escola pública de Três Lagoas conquista 1º lugar em Medicina na UFMS

Estudante Jayanne dos Santos Vieira, 1º lugar em Medicina/UFMS (Foto: Divulgação) Estudante Jayanne dos Santos Vieira, 1º lugar em Medicina/UFMS (Foto: Divulgação)

Educação e Tecnologia

Escola comemora aprovação de 29 alunos, índice considerado surpreendente após dificuldades com pandemia

Jayanne dos Santos Vieira, aluna do ensino médio na Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas, é 1ª colocada no curso de Medicina, no vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). E ela não está sozinha: a colega Ana Clara Brito Freitas, também está entre os aprovados  de Medicina na Federal, um dos cursos mais concorridos da região.

A escola conta com 1.186 alunos e comemora recorde de aprovações em vestibulares de seus estudantes. Até o momento, foram 29 estudantes da unidade aprovados nos vestibulares da UFMS, UNESP (Universidade Estadual Paulista) e AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas).

De acordo com a diretora Sônia Maria Teresinha Barbosa, há 20 anos no cargo, embora a instituição tenha um histórico positivo de aprovações em cursos de graduação, ela recebeu a notícia dos selecionados, até o momento, com surpresa. “Confesso que não estava com tanta expectativa por causa do período da pandemia que atrapalhou bastante o ritmo de estudo. Pelo nosso histórico sabia que teríamos algum aluno, como um no curso de Medicina do ano passado, mas esse número nunca alcançamos”.

Segundo ela, no grupo de conversa que reúne os diretores de escolas estaduais, nenhum relato indica número superior à instituição a que pertence e acredita que, além da dedicação dos estudantes, o envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos, fizeram a diferença.

“Neste período de afastamento físico dos alunos em relação às salas de aula, além do conteúdo online, para aqueles que não tinham acesso à internet imprimíamos o material e deixava à disposição dos pais que passavam para retirar”, diz Sônia Maria.

Pela Unesp, foram aprovados estudantes para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Zootecnia. Pela UFMS, além de Medicina, Direito, Administração, Letras, História, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Ciências Sociais e Enfermagem.

Comentários