Educação

Conhece faculdade sobre produção de cachaça? Sim, existe

Instituições oferecem cursos e formação em áreas pouco conhecidas, mas que podem oferecer oportunidades reais de trabalho. Confira

Curso ensina todas as etapas do processo de produção de cachaça Curso ensina todas as etapas do processo de produção de cachaça

Nesta fase de vestibular muitos estudantes ficam em dúvida na hora de escolher um curso. Medicina continua sendo a primeira opção para a maioria. Na USP (Universidade de São Paulo) são 115,2 candidatos por vaga em São Paulo, 108,7 em Ribeirão Preto e 86,9 Bauru. Mas as universidades oferecem opções que muitas vezes estão escondidas nos manuais.

Em São Paulo, o único curso de Avião Civil é oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi. Ao final da graduação, o estudante estará apto para pilotar um avião ou, se preferir, trabalhar como gestor de aeroportos ou companhias aéreas.

Já pensou em trabalhar na produção de bebidas? O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais oferece o curso de Tecnologia em Produção de Cachaça. Da moagem da cana ao gerenciamento de resíduos, o profissional sai apto a trabalhar em todas as etapas do processo.

Se a preferência for por vinhos, é possível sair com um diploma de tecnólogo em Viticultura e Enologia, curso oferecido pelo Instituto Federal de São Roque (SP) e também em Petrolina, Pelotas, Salvador, Bento Gonçalves e Urupema.

Engenharia abre um leque de opções para os estudantes que gostam de cálculos e números. Um curso pouco comum, oferecido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), no campus de Itapeva, e também pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, é o de Engenharia Industrial Madeireira.

O aluno aprende todas as etapas que envolvem o processo industrial de transformação da madeira – do corte à fabricação de produtos. Há mercado de trabalho na construção civil e na indústria.

Para quem quer passar longe da área de exatas, as universidades públicas oferecem cursos de artes cênicas. Os estudantes que tiverem interesse em trabalhar com atuação, texto ou mesmo se dedicar a carreira acadêmica, podem fazer a graduação na USP, Unesp e agora também na Unicamp (Universidade de Campinas).

Comentários