Superando um ano conturbado profissionalmente e pessoalmente, a atleta campo-grandense Alexia Vitoria Vilhalba Souza Nascimento, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sênior, na categoria ligeiro (-48 kg).
Afastada das principais competições do ano devido a uma lesão, Alexia está voltando a disputar as competições nacionais representando o Estado de São Paulo, onde atualmente reside e treina no Clube Pinheiros.
Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, a judoca sul-mato-grossense chegou ao chaveamento das semifinais de sua categoria, derrotando a atleta Vitória Soares (PB). Na semifinal, perdeu a luta para a judoca Sarah Mendes (RS), que levou o ouro da categoria -48 kg.
Nas redes sociais a Alexia comentou sobre a conquista. "Este ano tentou me quebrar, volta de lesão, dores, perdas, a saudade do meu pai que aperta o peito todos os dias. Mas eu me recusei a cair quando tudo parecia ruir, me reconstruí, peça por peça, me reinventei no meio da tempestade e voltei para provar a mim mesma que ainda tinha fogo aqui dentro", declarou em postagem.
No dia 26 de maio, morreu em Campo Grande um dos grandes nomes do judô sul-mato-grossense, o técnico Alessandro Souza Nascimento, pai de Alexia Nascimento.
Ele estava internado na Santa Casa e faleceu em decorrência de complicações de saúde após agravamento de um quadro de pancreatite. Ele tinha apenas 52 anos.
Referência nacional na modalidade, Buiú era técnico vinculado à FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) e dedicou a vida ao esporte desde os 10 anos de idade, quando iniciou no judô por meio de um projeto social.
Alexia também acrescentou que a medalha de bronze no Brasileiro representa não só uma medalha, mas a marca de resistência, coragem e muita fé.
O Campeonato Brasileiro de Judô Sênior foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A competição reuniu cerca de 330 judocas de 25 federações e encerrou a temporada nacional da categoria.
Segundo o site Campo Grande News, a delegação sul-mato-grossense contou com sete judocas disputando a competição, levando a experiência e a força técnica do judô estadual.
Elias Neto (–73 kg) — Associação Atlética Judô Futuro
Emily Vitória de Oliveira Louredo (–78 kg) — Associação Atlética Judô Tsuru
Milena Pereira de Marco (–63 kg) — Associação Desportiva Moura
Gabriela Beatriz Pereira Insaurralde (–48 kg) — Associação Nico Judô
Mariana Piveta Giachini (–70 kg) — Clube Sakurá
Camila Vitória V. Mascarenhas Ponce (–78 kg) — Judô CGR
Isac Garcia Ribeiro Bignardi (–81 kg) — Judô Clube Rocha
No quadro geral de medalhas, os estados do Rio de Janeiro, no feminino, e São Paulo, no masculino, levaram para casa o troféu de campeão.
Com seis medalhas, sendo três ouros, duas pratas e um bronze, o Rio de Janeiro foi o grande campeão geral feminino da competição. Completando o pódio, São Paulo ficou em segundo lugar, Rio Grande do Sul em terceiro, Minas Gerais em quarto e Ceará em quinto.
Comentários