Esporte

Itaporã conquista 13 medalhas de ouro e garante a 4° colocação no Campeonato Brasileiro Centro Oeste de Jiu-jitsu

Itaporã conquista 13 medalhas de ouro garantindo a 4° colocação no pódio entre 69 equipes no Campeonato Brasileiro Centro Oeste de Jiu-jitsu

No último sábado (19/08), nossos atletas de Itaporã mostraram garra e força no Campeonato Brasileiro Centro-Oeste de Jiu-Jitsu 2023 em Campo Grande-MS com vitórias inestimáveis, conquistando um total de 13 medalhas de ouro, 3 de prata e 5 de bronze, ocupando a 4º posição no ranking mirim-juvenil disputado entre 69 equipes nacionais e internacionais. 

O Campeonato Brasileiro Centro-Oeste de Jiu-Jitsu é um evento de grande magnitude realizado pela CBJJD (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo) e Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu (FSMJJ), com o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e este ano bateu recorde de participantes. 

Nele foram inscritos um total de 1.175 atletas, de 69 equipes envolvendo mais seis estados brasileiros além do Mato Grosso do Sul (ES, MG, PE, RJ, RO e SP) e de mais quatro países: Bolívia, Paraguai, Peru e Suíça. Ele foi a sétima etapa do Circuito MS de Jiu-Jitsu e somou pontos para os rankings estadual e nacional. 

Para chegar lá, a galera da equipe Aguiar Jiu-jitsu/MMA afiliado a FC Fitness Combat trabalhou duro e levou um total de 30 atletas comprometidos que treinam firme com o professor Claudio Aguiar, em parceria com o sensei Marcos Souza/FC Fitness Combat e sensei Fabio Diniz/Team Diniz na academia Vitalle e no projeto social “Identidades” do Rotary. 

Através do resultado dessa galera, é orgulhoso destacar que entre todas as 69 agremiações participantes, a equipe Aguiar Jiu-jitsu/MMA pela FC fitness Combat conquistou com louvor uma das posições de destaque no pódio, com o 4º lugar no ranking mirim-juvenil vivenciando o prestigio do real valor entre esforço e mérito, pois em meio a tantas academias nacionais e internacionais, a equipe de Itaporã conseguiu destaque em uma posição bem almejada, com pouquíssima distancia na pontuação com a 3ª colocada.

Esse campeonato também foi especial pela estreia das crianças e adolescentes projeto “Identidade” no mundo das competições. Para quem ainda não conhece, o projeto “Identidades” é realizado pelo Rotary Club de Itaporã através do investimento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com Aguiar Jiu-jítsu/MMA, Casa da Amizade, Interact Club, e R1 Modas. Suas aulas tiveram início em junho e mesmo com poucos meses de treino o “Identidades” já tem apresentado ótimos resultados na luta, com o desenvolvimento de habilidades relacionadas a disciplina, confiança, liderança, cooperação e respeito, apresentando visível progresso na escola e na vida pessoal.

Para o professor Claudio Aguiar, todas essas ações ocorrem em prol do amor ao esporte e as essas crianças e adolescentes, atuando com a missão e satisfação de fazer o bem a elas. Ganhar ou perder uma luta no campeonato sempre irá render boas lições, devendo-se tirar o melhor aproveito dessa experiência, pois independentemente dos resultados, a maior vitória é a coragem em sair da zona de conforto e se arriscar na busca da melhor versão. 

Para todas essas realizações o suporte financeiro é muito importante, principalmente porque muitos dessas crianças e adolescentes não possuem condições para arcar com suas despesas. Assim, a equipe Aguiar Jiu-jitsu/MMA é eternamente grata ao isentivo e patrocínio recebido das empresas parceiras que estão sempre aparecendo nas fotos e banners, ao Rotary club e a prefeitura de Itaporã através de GEDU (Gerencia Municipal de Educação) e GETCEL (Gerencia de turismo, cultura, esporte e lazer), assim como aos demais apoiadores e familiares. 

“O sucesso da equipe é construído com essa união e se faz necessário para transformar a vida de crianças e adolescentes para uma sociedade mais justa, saudável e forte.”

Comentários