Itaporã

Em Ato Público, Itaporã e une contra fechamento da Comarca do município

A sociedade itaporaense está unida contra a possibilidade de fechamento da comarca do município. Em ato público realizado na manhã deste sábado, representante de diversos setores da sociedade de Itaporã e de outros municípios se manifestaram contra o projeto do TJ/MS(Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul )de desativar a comarca de Itaporã e mais cinco municípios. Pelo menos 100 pessoas participaram do ato público.

A manifestação foi idealizada pelos empresários Islan Santos de Oliveira (Master Telecom), Rogério Crespo (Diário Itaporã) e pelo radialista Rafael Campos e teve o objetivo de chamar a atenção da população de Itaporã sobre a importância da comarca para o desenvolvimento do município. Participaram no ato público o prefeito Walllas Milfont (PDT), a vice-prefeita Jacinta Cordeiro, o ex-prefeito de Itaporã, Antônio Cordeiro, os vereadores de Itaporã Cascatinha, Marcelo Rosales e Andrezão, o vereador de Douradina Odair, o representante da comarca de Douradina, Devair, o presidente da Associação dos Servidores do Judiciário da comarca de Itaporã, Carlos Lazarini, o promotor de justiça Romão Ávila Milhan Júnior, o vice-presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados, Edna Bonelli, a presidente do Simted de Itaporã, Maria de Lourdes Struziasti, o presidente do Conselho de Representantes do Sindijus, Edson França Lange Júnior e o Rotary Clube Itaporã, Gilberto Macedo, além de servidores públicos e profissionais liberais de diversas áreas.

O ato público teve inicio em frente ao fórum da Comarca de Itaporã, onde autoridades e lideranças se manifestaram contra o fechamento da comarca. Em seu discurso, o prefeito Wallas destacou a importância da comarca para o desenvolvimento de Itaporã e enfatizou a necessidade da participação da população de Itaporã na luta contra o fechamento do fórum do município. “Como servidor efetivo do Ministério Público Estadual, sei que a instalação do fórum foi uma conquista muito importante para Itaporã. Por isso, precisamos lutar para que essa estrutura não seja desativada. A sociedade itaporaense tem o direito de ter o Estado perto e prestando os serviços necessários para toda população”, disse.

O prefeito enfatizou ainda que o fechamento da comarca de Itaporã vai prejudicar a sociedade de forma geral, mas principalmente as pessoas mais humildes, que terão que se deslocar até Dourados para terem acesso aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário.

Wallas se colocou a disposição para agendar uma audiência entre uma comissão formado por entidades de Itaporã com o presidente do TJ/MS, o desembargador Joenildo Chaves, onde a sociedade itaporaense poderá externar todo o caos que o fechamento da comarca poderá gerar ao município. “A comarca de Itaporã não traz prejuízo ao TJ. E é isso que temos que mostrar para o desembargador Joenildo”, destacou Wallas Milfont.

O prefeito disse ainda que a manutenção da comarca é uma reivindicação da população, servidores públicos e dos advogados de Itaporã, “pois o município passa por período de grande desenvolvimento e caminha para o progresso econômico, fato que acaba refletindo também na demanda pelos serviços do judiciário”, disse. Após o discurso das autoridades e lideranças presentes, os manifestantes seguiram Com faixas e cartazes em passeata pelas principais ruas do centro de Itaporã até o Calçadão Municipal, onde o ato foi encerrado.

Confira aqui as fotos do evento

Comentários