ITAPORÃ

Entenda o que abre e fecha em Itaporã no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

Feriado ou não, a data oportuniza a reflexão sobre as desigualdades, que ainda persistem no Brasil, depois de 130 anos da abolição da escravidão.

Foto: Diário Itaporã Foto: Diário Itaporã

Desde 2011, 20 de novembro é oficialmente o Dia da Consciência Negra. Apesar de ser comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra não é feriado. No entanto, alguns municípios decretam feriado municipal neste dia. Em Mato Grosso do Sul, quatro cidades fazem parte da lista, Corumbá, Ladário, Itaporã e Jaraguari.


 

Área central de Itaporã - Foto: Diário Itaporã.

 
Em Itaporã, o dia da Consciência Negra se tornou feriado municipal em 2009, através da lei L Nº 2078/2009, instituído pelo decreto municipal n. 2.084, de 19 de dezembro de 2008.

A reportagem do site Diário Itaporã em contato com o presidente da ACITA (Associação Comercial e Industrial de Itaporã), Valderi Freres, nos informou que as lojas, lotérica e demais comércios irão funcionar normalmente. Já as Repartições Públicas municipais e estaduais, BANCOS e DETRAN, estarão fechados,  retornando suas atividades apenas na segunda-feira.

Entenda mais sobre o assunto:

O dia foi criado em 2003, mas só foi instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Feriado ou não, a data oportuniza a reflexão sobre as desigualdades, que ainda persistem no Brasil, depois de 130 anos da abolição da escravidão.

Comentários