COMEMORANDO

Escola Estadual Rodrigues Alves realiza Jogo Interclasse em comemoração ao Dia do Estudante

Por: Rogério Crespo

Neste domingo 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante e, a Escola Rodrigues Alves realizou nesta sexta (09) uma homenagem especial para os alunos.Com o intuito de fugir um pouco da rotina do dia a dia, foi realizada uma competição de vôlei entre as classes do período matutino.

Segundo a Diretora Célia Frota, os jogos interclasses têm como objetivo uma maior interação entre os alunos e professores de modo que passem a trocar experiências e criem novos laços de amizade.

É na escola que o jovem cresce e se percebe na sociedade. Comemorar este dia é uma forma de resgatar a importância do estudante, de reconhecer seu valor. A Escola Rodrigues Alves tem focado seu trabalho na Educação, sempre com a preocupação de não ver o estudante como estatística.

“Valorizamos o aluno como um ser que pensa, que tem seus projetos de vida e que deve ter um papel ativo na sociedade. É muito bom vê-los aproveitando seu dia” – definiu a gestora.

Para a Diretora Adjunta Sirmone Spessoto, desde que foi instituído, o dia do estudante é uma data especial para todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.

“Os estudantes são a razão de existir de uma escola e a nossa missão é fazer com que a juventude que aqui chega tenha possibilidades de crescimento pessoal e profissional, no trabalho e na vida futura. Ele é o centro de todas as nossas metas na área de ensino, de esporte, de cultura. Todos nós servidores trabalhamos por eles e para eles, afinal de contas, só existe escola porque existe estudante”, concluiu Sirmone.

O Dia do Estudante

A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife). Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima.

Um século mais tarde, em meio às comemorações dos cem anos dos cursos de direito, um dos participantes, chamado Celso Gand Ley, propôs que esse dia fosse o escolhido como o Dia do Estudante, sendo prontamente atendido. Internacionalmente, a homenagem aos estudantes acontece em 17 de novembro.

O Brasil ainda está muito longe de oferecer uma boa educação aos jovens estudantes, tendo em vista a qualidade baixa do ensino. Há falta de verbas para que as instituições públicas propiciem o mínimo de conforto e segurança adequados para os estudantes. Muitos enfrentam longos caminhos de suas casas até suas escolas. Também trabalham para ajudar na renda familiar, mesmo sendo menores de idade. Outros dedicam muitas horas do seu dia ao estudo para alcançar suas metas ou se separam de seus entes queridos para estudar em outros países. Pela ambição, coragem e perseverança desses alunos, e também por representar a futura geração de cidadãos profissionais e governantes do nosso país, a existência de uma data para homenageá-los torna-se de fundamental importância, justa e merecida.

Comentários