Solidariedade

Grupo de Itaporã realiza trabalho solidário

A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais. A solidariedade se manifesta antes de tudo na distribuição dos bens e na remuneração do trabalho. Supõe também o esforço em favor de uma ordem social mais justa, na qual as tensões possam ser mais bem resolvidas e os conflitos encontrem mais facilmente sua solução por consenso. A palavra “solidariedade” é derivada do termo “obligatio in solidum”, que no direito romano expressava, primitivamente, a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma coletividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família.

Maria Barbosa é uma moradora de Itaporã que sabe muito bem o significado desta palavra, pois nos últimos seis anos vêm contribuindo com o Hospital do Câncer de Barretos. Juntamente com seu esposo Marcílio e um grupo pessoas dispõem de parte do seu tempo vago em prol de uma causa. O trabalho começou a ser realizado no ano de 2007, onde a arrecadação de fundo era realizada apenas com os “cofrinhos” espalhados em diversos estabelecimentos comerciais de Itaporã. A partir de 2008 além dos cofrinhos, o grupo passou a organizar bingos, rifas e “bazares da pechincha”. Em 2011 o grupo conseguiu realizar um evento maior, no qual foi realizado um Jantar Dançante com o tema “Direito de Viver”.

Agora em 2013, especificamente no dia 04 deste mês, Maria conseguiu realizar um sonho de muitos anos, um lugar fixo pra estabelecer uma lojinha beneficente . A mesma encontra-se na galeria comercial do Terminal Rodoviário de Itaporã, espaço este cedido através do apoio da Prefeitura Municipal. Na lojinha beneficente os itaporaenses poderão encontrar roupas, calçados e bijuterias além de muitos outro objetos adquiridos através de doações. Maria Barbosa conta que toda renda será revertida para a Fundação Pio XII ( Hospital do Câncer de Barretos) e que os interessados em contribuir podem se tornar um “Bom Samaritano". Para isto basta preencher um formulário que estará anexo abaixo e entregar na Lojinha da Rodoviária ou na casa da própria Maria. O formulário será encaminhado ao Hospital do Câncer e com isso o colaborador receberá em sua casa uma revista do Hospital a cada 2 meses, onde na mesma conterão dois boletos os quais poderão ser pagos em qualquer casa lotérica com qualquer quantia.

Comentários