Itaporã

Itaporã: Gerências de Saúde e Assistência Social dão inicio a campanha Setembro Amarelo

O mês de setembro é totalmente dedicado para a prevenção ao suicídio.

A prefeitura de Itaporã, através das gerências de Ação social e saúde encamparam uma árdua campanha de conscientização e prevenção ao suicídio neste mês de setembro que é totalmente alusivo ao assunto.  O setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), juntamente com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Segundo registros ocorrem em nosso país, cerca de 12 mil suicídios acontecem por ano, sendo isso uma triste realidade.

O gerente de saúde de Itaporã, Wilson Dias, ressalta que é fundamental falar sobre o assunto, pois, o suicídio é uma realidade e pode afetar pessoas a nossa volta sem mesmo percebermos. "Sabendo que os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo." disse o gerente.

Itaporã conta com uma rede de apoio dentro da Gerência de Saúde e também da gerência de assistência social, por isso, foi importante a fusão desses setores nesse mês. "Contamos com o apoio de profissionais psicólogos, assistentes sociais para auxiliar nossa população. É importante que a população saiba que não está sozinha, temos profissionais aptos para atendê-los." finalizou Tânia Custódio responsável pela gerência de Ação social do município. 

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Faça parte desta causa! E não se esqueça:

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!                                     

Comentários