POLÍCIA

Ministro da Justiça parabeniza DOF por apreensão de arsenal de guerra em MS

Nas redes sociais, ministro Sergio Moro parabenizou o DOF publicamente - Crédito: Reprodução/Twitter Nas redes sociais, ministro Sergio Moro parabenizou o DOF publicamente - Crédito: Reprodução/Twitter

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, parabenizou publicamente o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) pela apreensão de um arsenal de guerra realizada no domingo (9) em uma propriedade rural no município de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

Em postagem feita durante a tarde de ontem na conta pessoal no Twitter, ele publicou um vídeo feito pelos militares que mostra o material apreendido. São fuzis, espingardas de grosso calibre, munições e até explosivos.

“Parabéns ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da PM/MS pela grande apreensão de armas em Ponta Porã na data de hoje. A SEOPI/MJSP apoia as operações policiais de fronteira com a Operação Hórus e o Programa VIGIA”, divulgou Moro.

Conforme já revelado pelo Dourados News, o DOF fez essa grande apreensão em uma chácara nas proximidades da cidade de Ponta Porã. Além do armamento de guerra, também foi apreendido um veículo blindado.

Segundo o DOF, uma Toyota SW4 que se deslocava em alta velocidade não obedeceu à ordem de parada de equipe engajada na fiscalização nos arredores de Ponta Porã e foi abordada após acompanhamento tático.

O condutor, de 38 anos, informou ser proprietário de fazendas no Paraguai e alegou estar a caminho da fronteira para fazer compras. O passageiro, de 25 anos, disse ser sobrinho do motorista e ter saído de sua casa, na capital de Mato Grosso do Sul, para passear e pescar. Também no carro, o morador do Rio de Janeiro argumentou que veio trabalhar na chácara do condutor do veículo.

Os policiais acompanharam esse carro até a propriedade rural e viram dois homens armados. Ambos fugiram para mata e na varanda da casa foram localizados um fuzil e uma carabina. Em um armário, havia explosivos e uma porção de maconha.

Foi nos fundos do quintal que o DOF encontrou o arsenal enterrado. Em malas sob a terra estavam mais fuzis, munições e explosivos.

O saldo da operação incluiu 89 emulsões encartuchadas (explosivos) com peso de 26,7 quilos; 1.661 munições de vários calibres (entre eles os de fuzil 7,62, 556 e .30); três granadas; dois coletes balísticos; 15 fuzis; duas carabinas; três rolos de cordel detonante; três caixas de espoletas; 0,400 gramas de maconha; e, 53 carregadores para diversos calibres.

O condutor da Toyota SW4 blindada disse ser o proprietário do arsenal apreendido e detalhou tê-lo adquirido para se defender, uma vez que reside na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Comentários