Quase R$ 400 mil em mercadorias, a maioria composta por celulares de alto valor, foram apreendidos nesta sexta-feira (03) durante a Operação Ligação Familiar, deflagrada para desarticular um esquema de comércio ilegal de produtos estrangeiros em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo.
A ação foi coordenada por forças federais e teve como alvo um grupo formado por irmãos e amigos próximos, que utilizavam empresas de fachada para dar aparência de legalidade à importação e venda de mercadorias introduzidas irregularmente no país.
A atuação do grupo envolvia o uso de notas fiscais falsas para acobertar o transporte e a venda de produtos estrangeiros, em sua maioria eletrônicos, por meio de transportadoras e dos Correios. A suspeita é de que o esquema tenha funcionado por anos, contribuindo para um grande prejuízo aos cofres públicos.
Além dos celulares apreendidos, outros bens foram confiscados, mas os detalhes ainda estão sendo consolidados pela Polícia Federal para posterior divulgação. Não houve prisões até o momento.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em diferentes pontos do Estado, com a participação de 72 agentes, entre auditores, analistas e policiais federais.
Os investigados poderão responder por descaminho, lavagem de dinheiro e outros crimes contra a ordem tributária.
Comentários